Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

Gestão Ambiental - Coleta Seletiva Solidária

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo e seu volume vem aumentando nos grandes centros urbanos, atingindo enormes quantidades.

As cidades vêm crescendo, reduzindo o tempo disponível dos cidadãos e os produtos industrializados fazem parte do nosso cotidiano.
Com isso, são geradas quantidades imensas de embalagens, sacos plásticos, caixas, isopor, sacolas, latas, garrafas e muitos outros materiais que demoram muito para se decompor - quando consegue.

Cada brasileiro gera, em média, 1 kg de lixo por dia, considerando a expectativa de vida de 70 anos, teremos ao longo desse período gerado aproximadamente 25 toneladas de lixo.

Além da extinção de recursos naturais essa realidade faz com que os locais para disposição de todo esse material seja esgotado rapidamente, exemplo disto é o Aterro Sanitário do Caximba, o que exige iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para esses aterros sanitários ou lixões.

Um dos objetivos da implantação da coleta seletiva na CEASA/PR é a busca de soluções para a problemática do lixo, que passa necessariamente pela mudança de hábitos e atitudes em relação ao desperdício e ao consumo no ambiente de trabalho.

O desejo de melhorar a qualidade de vida, não é uma busca isolada, mas é feita da união de esforços que se transformam em ações concretas como a participação em programas de coleta seletiva por todos os funcionários.


O que é coleta seletiva?

É a atividades de separar os materiais recicláveis como: papéis, plásticos, vidros e metais, que devem estar previamente separados na fonte geradora, passíveis de serem reutilizados ou reciclados.

A coleta seletiva funciona como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza as pessoas sobre desperdício e poluição causada pelo lixo.

Pode ser realizada por uma pessoa, família ou por um grupo de pessoas em empresas, condomínios, escolas e cidades.

Recomendar esta página via e-mail: