Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

CEASA

16/11/2017

Ceasas de Maringá e Londrina recebem o “Novembro Azul”

Novembro Azul As Ceasas de Maringá e de Londrina recebem na próxima sexta-feira (17), e na quarta-feira (22), ações voltadas ao “Novembro Azul”, campanha voltada para a conscientização dos homens sobre a prevenção do câncer de próstata. Os trabalhos são realizados por uma equipe de voluntários ligados ao Hospital de Câncer de Londrina. “Assim como fizemos no “Outubro Rosa”, destinado ao público feminino, com informações sobre a necessidade dos exames preventivos sobre o câncer de mama, e de colo do útero, estaremos também dando esclarecimentos médicos e jurídicos para o público masculino”, explica Zuila Oliveira, que coordena esses trabalhos.

Nas duas unidades da Ceasa serão montadas espaços próprios onde uma equipe de advogados estarão esclarecendo aos interessados os direitos especiais e benefícios, garantidos por lei, para pessoas portadoras de câncer. Os voluntários também distribuirão folders e folhetos informativos sobre os fatores de risco, prevenção e principais sintomas do câncer de próstata. “Vamos percorrer os dois mercado para vender uma camiseta com os dizeres “Cuide da sua vida”, ao preço de R$ 25,00. O valor arrecadado será revertido para o Hospital do Câncer de Londrina”, diz Zuila Oliveira.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer - Inca, neste ano devem ser registrados 61,2 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam que 14.484 homens morreram em decorrência da doença no país em 2015. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

De acordo com o Inca, o câncer de próstata é considerado um tumor da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostram que 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados da doença, o que faz com a taxa de mortalidade chegue a 25% dos pacientes.

O Inca alerta que alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³, que não chega a dar sinais durante a vida, nem ameaçar a saúde do homem.

Em setembro, o Inca lançou uma cartilha que trata de aspectos gerais do câncer de próstata e aborda possibilidades e limites para detecção, que podem ser obtidas no endereço eletrônico do link http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/orientacoes/site/home/.

Mais informações podem ser obtidas nas respectivas gerências de mercado das Ceasas de Maringá e Londrina. Confira abaixo no serviço, os trabalhos da campanha “Novembro Azul”.

Confira o áudio desta matéria: javascript:void(0);/*1510837019638*/

Serviço

Campanha “Novembro Azul”

Dia 17 de novembro, sexta-feira, na Ceasa Maringá, das 6 às 12 horas.

Dia 22 de novembro, quarta-feira, na Ceasa Londrina, das 7 às 16 horas.

Novembro Azul Novembro Azul

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.