Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

CEASA

01/03/2018

Ceasa Paraná produz boletins técnicos de hortigranjeiros

boletim A Divisão Técnica e Econômica – Ditec, da Ceasa Paraná, está produzindo boletins técnicos dos principais produtos hortigranjeiros comercializados nos cinco mercados da empresa no Estado, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Nestes trabalhos são mostradas estatísticas das áreas de produção, volumes e valores, além de outros itens.

Os dados dos boletins da Ceasa são elaboradas com informações obtidas junto a outros setores técnicos como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, através da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, através do Departamento de Economia Rural – Deral.

Além de historiar a origem dos hortigranjeiros, são mostrados ainda os principais países produtores, com as respectivas médias de toneladas. Essas estatísticas também são comparadas com números do Brasil, e do Paraná, indicando ainda as maiores regiões produtoras e suas médias anuais de produção, e das variações das cotações praticadas no atacado da Ceasa.

Os boletins feitos pelo Ditec trazem também análises sobre a sazonalidade desses hortigranjeiros no Estado, as oscilações das suas cotações no mercado, assim como dicas de planejamento e gestão de horticultura.

Estas análises produzidas e elaboradas pelos nossos técnicos, são uma importante referência para orientar nossos agricultores, tanto no planejamento dos sistemas de culturas no campo, assim como para os nossos permissionários atacadistas, que podem planejar e estruturar melhor as suas respectivas comercializações. Os compradores que fazem seus negócios no atacado são da mesma forma beneficiados com essas análises”, diz Natalino Avance de Souza, diretor presidente da Ceasa Paraná. O dirigente lembra ainda que vários estudantes, também ligados a agricultura, “fazem visitas periódicas aos mercados atacadistas, buscando referências e conhecendo as formas de intercâmbio e da comercialização de hortigranjeiros”.

Já foram elaborados sete boletins técnicos das culturas da batata, cebola, tomate, cenoura, abacaxi, melancia e banana. Esses trabalhos podem ser obtidos na página da Ceasa Paraná na internet, através do endereço eletrônico www.ceasa.pr.gov.br.

Boletim boletim Boletim

Boletim Boletim


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.