Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

CEASA

23/03/2018

Ceasa Curitiba terá espaço destinado a Cidadania e Saúde

Espaço Ceasa Na próxima quinta-feira, 29 de março, a Ceasa Paraná inaugura em sua unidade em Curitiba o “Espaço Ceasa Cidadania e Saúde”. O local, onde era o Centro de Eventos da unidade, passará a receber uma série de atividades voltadas não só aos produtores, permissionários e demais trabalhadores que atuam no mercado atacadista, como também estará beneficiando as comunidades que moram no entorno da Ceasa Curitiba.

A abertura desse local faz parte de uma parceria do Estado com o município de Curitiba, e visa ampliar a rede de atendimento para além da segurança alimentar e nutricional, com ações voltadas a trabalhos sociais e educativos. Essas atividades serão realizados mensalmente nesse novo espaço”, diz Natalino Avance de Souza, diretor presidente da Ceasa Paraná.

Estão programadas inicialmente oito datas quando serão feitas palestras específicas sobre a saúde do trabalhador; exploração sexual; trabalho infantil; combate ao uso de drogas; temas ligados a hepatites entre outras enfermidades; malefícios do tabagismo; posse responsável de animais; doação de órgãos; saúde do idoso, da mulher e do homem, entre outros temas. “A intenção é termos além das palestras e orientações técnicas, um mutirão de serviços em cada uma dessas ações na Ceasa de Curitiba”, explica Natalino Avance de Souza.

Ainda nesta semana, técnicos da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, entrevistaram produtores, permissionários e demais trabalhadores da Ceasa, fazendo uma amostragem sobre as suas atividades e saúde dos mesmos. “É importante termos uma análise com diagnóstico prévio, identificando possíveis problemas, e ajudando a indicar soluções para favorecer a saúde dessa comunidade”, diz Natalino Avance de Souza.

Oficina técnica nutricional

Na segunda-feira, dia 26, e na terça-feira, dia 27, um grupo de estudantes do curso técnico de nutrição do Colégio Estadual Júlia Wanderley, participa de uma oficina na cozinha industrial do programa Banco de Alimentos da Ceasa com o chefe de cozinha Sérgio Wilha. Além de aprenderem técnicas de esculpir imagens em frutas e verduras. Os alunos também farão um bolo em comemoração aos 325 anos da cidade de Curitiba.

A equipe que cuidará do calendário de atividades no “Espaço Ceasa Cidadania e Saúde” terá a coordenação do programa Banco de Alimentos, e das secretarias de Estado da Saúde, e Municipal de Educação. Participam também dessa programação de atividades as secretarias municipais de Abastecimento, do Esporte, Lazer e Juventude, da Saúde, Urbanismo, a Fundação Cultural de Curitiba, Guarda Municipal, Fundação de Ação Social, e da Administração Regional Distrito Tatuquara.

Ceasa Curitiba em números

A Ceasa de Curitiba movimenta em média por mês cerca de 65 mil toneladas de hortigranjeiros. Circulam pela unidade cerca de 6 mil veículos, entre caminhões, carros e utilitários, com uma média diária de 21 mil pessoas, que além do comércio de legumes, hortaliças, frutas e flores, utilizam ainda lanchonetes, restaurantes, bancos e de outros serviços em geral disponíveis na Ceasa.

Confira o áudio desta matéria. javascript:void(0);/*1522064205737*/


Serviço

Assunto: Inauguração “Espaço Ceasa Cidadania e Saúde”.

Data: 29 de março de 2018, quinta-feira, às 9 horas.

Local: Centro de Eventos da Ceasa Curitiba, BR 116, quilômetro 111, bairro Tatuquara, em Curitiba.

Mais informações: Gerência de Mercado da Ceasa Curitiba,

41 – 3341-8631 e 3348-6690, com Jaqueline Macedo Gomides.

Sergio Wilha, chefe de cozinha 9.9507-0871.

Fotos: Divulgação / Ceasa Paraná  

Sérgio Wilha Ceasa

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.