Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

CEASA

10/04/2018

Ceasa Paraná participa do 37a edição do Mercosuper 2018, mostrando as experiências do Banco de Alimentos

Banco de Alimentos  Tem início nesta terça-feira (10), a 37a edição do Mercosuper 2018 – Feira e Convenção Paranaense de Supermercados. O evento que terá duração de três dias, acontece no Expotrade Centro de Convenções, em Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a organização “com uma programação intensa, o encontro trará, através de profissionais de renome no mercado, muitas oportunidades de aprendizagem, debates e capacitação, voltadas aos supermercadistas, atacadistas, panificadores e fornecedores do setor.

O presidente da Ceasa Paraná, Natalino Avance de Souza, é um dos palestrantes da abertura do encontro, que terá como tema “Fórum de Prevenção de Perdas: O impacto do desperdício na cadeia alimentícia”. “Participar deste evento é sempre importante. Além de nos trazer também a oportunidade de troca de experiências, nos possibilita ampliar novas parcerias nos trabalhos que realizamos neste setor. Temos uma ligação direta, e de muitos negócios com o setor supermercadista”, diz Natalino Avance de Souza que irá apresentar aos presentes as ações de combate ao desperdício e reaproveitamento de hortigranjeiros feitos através do programa Banco de Alimentos.

Temos conseguido, com a colaboração dos agricultores e permissionários atacadistas que atuam em nossas cinco Ceasas no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, evitar o desperdício de um grande volume de hortigranjeiros que tem valor nutricional, mas que por uma situação ou outra seriam descartados”, explica Natalino Avance de Souza. O presidente da Ceasa divide a sua apresentação com Fernanda Hardt Kehl, do programa Mesa Brasil, do Sesc Paraná.

Os produtos são doados ao programa, e depois de selecionados são separados, sendo após encaminhados diariamente para as 531 entidades assistências – orfanatos, creches, hospitais públicos entre outros, cadastradas no programa. São beneficiadas em média por mês cerca de 130 mil pessoas. O Banco de Alimentos da Ceasa faz um reaproveitamento, em média por dia, de 5 toneladas de produtos, que seriam descartados junto aos respectivos aterros sanitários.

Demais palestras do Fórum de Prevenção de Perdas

Participam ainda das palestras de abertura do Mercosuper 2018, Carlos Eduardo Santos, presidente da Comissão de Prevenção de Perdas, Auditoria e Gestão de Riscos – CPAR, que falará sobre “Cultura e combate ao desperdício”; Elisangeles Baptista de Souza, técnica da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – Faep, que tratará do “Desperdício na produção”; Alexandre Momesso, da Sanuty Consultoria, que irá expor “O desperdício e a prevenção de perdas na indústria”; Tarcísio Marcelo Menezes, professor e especialista em Organização Logística, Estoque e Distribuição, abordará o tema “O desperdício Comercial e Logístico”.

O tema “O desperdício social”, será apresentado em três visões, na municipal com Luiz Damaso Gusi, secretário municipal de Abastecimento de Curitiba; na estadual, com Norberto Ortigara, ex-secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento; na nacional, com Valter Bianchini, representante da Fao, para a Região Sual. O fórum terá como mediador Éder Motin, da organização do Mercosuper 2018.

Confira no link javascript:void(0);/*1523365166012*/ a programação completa da 37a edição do Mercosuper 2018. 

Mercosuper

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.