Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

CEASA

19/04/2018

Ceasa Londrina é tema de “Expedição investigativa” de escola municipal de Ibiporã

Visita  Um grupo de alunos da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira, da cidade de Ibiporã, município da Região Norte do Estado, visitou nesta quinta-feira (18) as instalações do mercado da Ceasa Londrina. Acompanhados pelas professoras Adriana Cianca Gomes e Marika Sawaguti, os 21 estudantes, do 5o ano do ensino fundamental, foram recebidos pelo gerente da unidade Marcos Augusto Pereira.

Sempre é importante divulgar os trabalhos e serviços realizados pelos agricultores e permissionários atacadistas que atuam na Ceasa. Explicamos aos alunos o funcionamento e o processo de comercialização dos hortigranjeiros no mercado, a origem dos produtos que aqui chegam, quantidades, variedade e qualidade e classificação dos”, disse Marcos Augusto Pereira.

O gerente da Ceasa Londrina explicou ainda como é feito o intercâmbio e negociação de hortigranjeiros com as outras quatro unidades da empresa no Estado – Curitiba, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, além de outros mercados do Brasil, e dos países vizinhos. “Mostramos também a função deste equipamento público para a manutenção da segurança alimentar e nutricional da população”, disse Marcos Augusto Pereira, que tratou de outro assunto de igual importância: a questão da alimentação saudável através do consumo de frutas, legumes e verduras.

Os trabalhos do programa do Banco de Alimentos da Ceasa Paraná, fez parte da apresentação das atividades diárias do mercado. O programa faz o reaproveitamento dos hortigranjeiros doados pelos agricultores e permissionários da unidade. Esses produtos, que por uma razão ou outra, estão fora do padrão comercial, mas ainda em boas condições de consumo, são selecionados e depois de separados doados para as instituições filantrôpicas cadastradas no programa. “Além de auxiliar no combate à fome, ajudamos também o meio ambiente, evitando o descarte desses produtos junto aos aterros sanitários”, disse Marcos Augusto Pereira.

Visita ao mercado

Depois o grupo percorreu as instalações da unidade, quando Gidiane Prado Ribeiro, do setor de Cadastro do Produtor da Ceasa Londrina, acompanhou os alunos nos boxes atacadistas, Mercado do Produtor, e Banco de Alimentos da unidade, esclarecendo as dúvidas e perguntas que surgiam na visita. Ao final da “excursão” foi servido um lanche com suco natural e frutas para os alunos.

Expedição investigativa”

Segundo a professora Adriana Cianca Gomes, “a ida ao mercado da Ceasa foi muito produtiva, e despertou ainda mais o interesse e curiosidade do grupo de estudantes sobre o setor de distribuição e manipulação de hortigranjeiros”. “A visita faz parte de uma ação que toda a nossa escola está realizando neste ano. Estamos participando do projeto “União faz a vida”, que conta com apoio do Sicredi – Cooperativa de Crédito Financeiro. Dentro dessa proposta, escolhemos o tema “Expedição investigativa”, onde os alunos poderão conhecer um pouco mais dos vários elos deste segmento sobre a produção, manipulação e distribuição de alimentos”, disse Adriana Cianca Gomes.

Sobre a visita ao mercado atacadista, a professora afirmou que “os alunos ficaram encantados com o que viram”. “As explicações sobre o funcionamento da Ceasa, e depois percorrer os boxes, e espaços do mercado, provocou muitas curiosidades e questionamentos sobre esse processo. Acho que teremos bons reflexos nos trabalhos que eles irão nos apresentar no final”, afirmou a professora da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira.

Ceasa Londrina em números

A Ceasa Londrina tem 90 empresas atacadistas, e 1.578 agricultores cadastrados junto ao Mercado do Produtor, sendo que destes 720 agricultores estão ativos. Entre 180 a 220 comercializam em média seus produtos diretamente no mercado. A unidade movimenta em média por mês cerca de 9,8 mil toneladas de hortigranjeiros, correspondendo a 14% do total comercializado pelas cinco unidades da Ceasa no Estado.

O Banco de Alimentos da Ceasa Londrina faz um reaproveitamento mensal e 7,4 toneladas de hortigranjeiros. Estão cadastradas no programa 82 entidades assistências – hospitais públicos, creches, orfanatos, entre outros, que acabam beneficando em média por mês cerca de 18 mil pessoas carentes.

Produção agrícola diversificada de Ibiporã

Situada na Região Norte do Paraná, Ibiporã está a 400 quilômetros de Curitiba, capital do Estado, e 14 quilômetros de Londrina. Segundo dados do Departamento de Economia Rural – Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – Seab, a agricultura do município é bem diversificada.

No Valor Bruto da Produção – VBP, de sua última edição de 2016, as culturas de soja, com 32%, milho, 24%, e avicultura, com 19% seriam os carros chefes da produção agrícola de Ibiporã. Mas o município tem ainda boa participação na produção de hortigranjeiros, com o registro de 32 produtos, além de flores, mudas de olerícolas, e plantas ornamentais”, diz o economista Marcelo Garrido, do Deral.

Fotos: Divulgação Ceasa Paraná

Visita

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.