Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

CEASA

16/05/2018

Ceasa Paraná edita novo Boletim Técnico sobre hortigranjeiros

Atacado A Ceasa Paraná lançou neste mês, o boletim técnico sobre o Mercado de Hortigranjeiros comercializados em suas cinco unidades no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. O trabalho realizado pela Divisão Técnica – Ditec, da Ceasa Paraná, traz informações sobre a origem, histórico de preços, volume, sazonalidade, principais variedades, e uma síntese das análises e informações de mercado de 15 produtos.

Para Natalino Avance de Souza, diretor presidente da Ceasa Paraná, este boletim técnico, é uma importante referência de análise do setor de hortigranjeiros”. “Este trabalho nos mostra vários aspectos que não envolvem somente a comercialização dos produtos em nossos atacados, mas traz também questões técnicas junto ao campo, aos locais onde eles são produzidos”, diz Natalino Avance de Souza.

Segundo Derli Dossa, engenheiro agrônomo, e um dos autores do boletim, “entre os objetivos deste documento, estão a concentração de análises sintética de parte do mercado de hortigranjeiros”. “Buscamos agregar informações adicionais que levem a diferentes públicos, desde os agricultores, passando pelos comerciantes, sendo ainda referência para estudos técnicos e de pesquisa, e também para a área acadêmica”, explica Derli Dossa.

Sobre os critérios de escolha dos 15 produtos da publicação, Derli Dossa diz que foram analisados os volumes de produção dos hortigranjeiros mais comercializados no atacado, e os seus faturamentos no período dos últimos 10 anos (1997/2017). “Esta situação permite que passemos a ter informações do que ocorre anualmente, seja pela sua origem e local de produção, questões climáticas e suas consequências no mercado”, afirma o engenheiro agrônomo. Foram avaliados as produções de abacate, abacaxi, banana, batata, cebola, cenoura, laranja, maçã, mamão, manga, melancia, pepino, repolho, tomate e uva.

O boletim traz ainda detalhes sobre volumes de comercialização, e as oscilações de preços conforme a sazonalidade dos produtos ofertados, e as questões climáticas em determinadas épocas do ano. “Estas informações nos ajudaram a montar gráficos num período dos últimos 10 anos, auxiliando também a fazermos futuras projeções”, avalia Derli Dossa.

Além das informações técnicas obtidas junto ao banco de dados das cinco Ceasas do Paraná, e dos produtores e permissionários que atuam nesses mercados, o Boletim utilizou referências vindas do Departamento de Economia Rural – Deral, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, do Serviço de Informação do Mercado Agrícola – Sima, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, e ainda do Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento – Mapa.

O Boletim Técnico pode ser solicitado junto as respectivas Gerências de Mercado das Ceasas do Estado, assim como ser consultado integralmente junto ao endereço eletrônico da empresa http://www.ceasa.pr.gov.br/arquivos/File/BOLETIM/Livro/Livro_Ceasa_2018_impressao.pdf.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.