Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

CEASA

16/10/2019

Ceasa Paraná participa do 1º Fórum Estadual de Erradicação da Pobreza

Fórum Erradicação da Pobreza

Conscientizar a sociedade, instituições e órgãos públicos sobre o elevado número de pessoas que ainda se encontram em situação de extrema pobreza, expostos à miséria, fome crônica e violência. Esse é o objetivo principal do 1º Fórum Estadual de Erradicação da Pobreza, promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) do Governo do Paraná.

O evento será realizado nesta quinta feira, 17 de outubro, Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, das 13 horas às 17h30, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apoiadora do fórum. A Ceasa Paraná também participa desse encontro. O diretor presidente da Ceasa, Eder Eduardo Bublitz, fará uma apresentação sobre os trabalhos de Segurança Alimentar, realizados através do programa Banco de Alimentos desenvolvido nas cinco unidades atacadistas da empresa no Estado.

A garantia do Desenvolvimento Sustentável é uma política pública prioritária na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior. “Neste fórum levaremos à sociedade o debate sobre as melhores formas de erradicar a pobreza e traremos estandes com exemplos de boas práticas, onde haverá a troca de informações, contatos e experiências na busca de um estado, um país e um mundo melhor”, diz o secretário Ney Leprevost,.

Desenvolvimento Sustentável

A erradicação da pobreza é o número 1 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Em 2000, o mundo comprometeu-se a reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza, o que resultou, nos anos seguintes, em ganhos notáveis em desenvolvimento humano.

Até 2015, a pobreza havia sido reduzida significativamente. O acesso ao ensino básico e os resultados da saúde aumentaram, bem como o progresso na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres e meninas. Com isso, as metas do ODS estabelecem “planos de ação” para que todas as pessoas tenham acesso a uma rede básica que garanta uma vida digna e de qualidade para todos e todas, segundo informações de especialistas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Fórum será aberto ao público e os interessados podem fazer o credenciamento às 12 horas do dia do evento no próprio local

Banco de Alimentos da Ceasa

A Ceasa Paraná já vem atuando nesse iniciativa de combate ao desperdício de alimentos. Temos o programa Banco de Alimentos em nossas cinco unidades atacadistas no Estado, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Em parceria com os produtores e permissionários atacadistas que atuam nesses mercados, fazemos a coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, mas que ainda apresentam boas condições de consumo. Depois de selecionados, repassamos para as entidades assistênciais que estão cadastradas no programa”, explica diretor presidente da Ceasa Paraná.

Em média por dia, são reaproveitados 5 mil toneladas e produtos. Estão cadastradas no programa 531 entidades, que beneficiam cerca de 130 mil pessoas por mês.

Serviço

1º Fórum Estadual de Erradicação da Pobreza

Data: 17 de outubro - Quinta-feira

Hora: 12 horas credenciamento; das 13h às 17h30

Local: Campus da Indústria, Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba


Stands confirmados

ODS

Sinertec

Unespar

Mulheres Líderes

Instituto Ressugir

PUC / PR

Associação Ressurgir (Andressa Prestes)

Igrejas Evangélicas

Associação dos Artesãos

Igreja Católica

Ceasa Paraná

Artesanato

Programa Nossa Gente


Programação

12h – Credenciamento

13h30 - Abertura: Secretário da Justiça, Famíia e Trabalho, Ney Leprevost

1ª Mesa - Erradicação da Pobreza e Sociedade. Mediador: Sérgio Tadeu Monteiro de Almeida:

14h - Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto (Ministério Público do Paraná): Democracia, Direitos Humanos e Pobreza.

14h20 - Dra. Angélica Winter Boldt (PHD em Genética UFPR): Epigenética da Pobreza.

14h40 – Maurício Barcellos Degelmann (ODS): Estética da miséria e da fome.

15h – Éder Eduardo Bublitz (Presidente do Ceasa): Segurança alimentar e banco de alimentos.

15h20 – Coffee break

2° Mesa- tema Erradicação da Pobreza e Gestão Inovadora.  Mediador: Professor Tadeu Átila Mendes, chefe do Departamento de Assistência Social da Sejuf:

16h – Elias de Sousa Oliveira (Secretário Assistência Social de Foz do Iguaçu): A visão do gestor público na prática de combate à pobreza.

16h15 - Rogério Rigueti Gomes (Prefeito de Engenheiro Beltrão): Ações estratégicas para a erradicação da pobreza.

16h30 – Letícia Reis (Programa Nossa Gente): Programas estaduais de combate à pobreza

16h45 – Professor Tadeu Átila Mendes: Ecossistema de inovação social e empreendedora: modelo para o Brasil

17h – Dra. Denise Colin (Ministério Público do Paraná): A importância da Reflexão sobre a pobreza para o desenvolvimento sustentável.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.