Serviços de Apoio à Comercialização

Segurança alimentar e nutricional

Responsabilidade Socioambiental

CEASA

11/11/2019

Ceasa Curitiba sedia curso sobre produção artesanal de alimentos

Evento O programa Banco de Alimentos, da Ceasa Curitiba, realiza nesta quarta e quinta-feira (13 e 14) o curso Produção artesanal de alimentos – conservas, molhos e temperos. O evento é promovido pelo Banco de Alimentos da Ceasa, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, e a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. O objetivo é capacitar o grupo para a produção artesanal de alimentos.

“Este é um curso-piloto para que possamos realizar outras oficinas, visando ações para geração de renda e trabalho de pessoas que se encontram em um momento em vulnerabilidade social”, destaca o secretário da Justiça, Ney Leprevost.

Segundo o supervisor regional dos cursos do Senar, Alexandre William Costa Marra, este trabalho é o início de uma nova parceria e a intenção é estendê-la. “Trabalhamos em cursos considerados programas especiais, como o Agrinho, Empreendedor Rural, de Formação Profissional Rural. Agora estamos incluindo também este curso que será feito na Ceasa Curitiba”, explica.

NA PRÁTICA – Serão repassadas informações sobre como preparar temperos e molhos, com a conservação de frutas e hortaliças. Ministrado pela professora e pedagoga Joelma Kapp, o conteúdo inclui também noções sobre métodos de conservação, como adição de soluto, exaustão, branqueamento, pasteurização, desidratação, entre outras dicas. Sistemas de embalagens, rotulagem, medidas e receitas completam as orientações aos 16 participantes.

“As ações realizadas pelo programa Banco de Alimentos, com o repasse de hortigranjeiros doados pelos produtores e permissionários atacadistas que atuam no mercado, ganha agora mais um importante aliado”, ressalta o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Para Eder Eduardo Bublitz, “Estes cursos que o Senar realizará na Ceasa ajudarão a treinar e qualificar essa mão de obra em outro setor, que é o de como reaproveitar e agregar valor a esses hortigranjeiros”.

Confira o áudio desta matéria: javascript:void(0);/*1573478238285*/

Serviço
Produção artesanal de alimentos – conservas, molhos e temperos

Data: 13 e 14/11, das 8h30 às 17h30
Local: Cozinha Industrial do Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba
BR-116, quilômetro 111, nº 22881, bairro Tatuquara
Mais informações: (41) 3348-5501, em horário comercial

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.