Audiência Pública na Assembleia Legislativa discutirá atividades da Ceasa

26/09/2017 - 09:00

Assembleia Legislativa
 A Ceasa Paraná participa na próxima quarta-feira (27), às 9 horas, de audiência pública para tratar de discussões e sugestões sobre o funcionamento do Mercado do Produtor da sua unidade em Curitiba. A proposição da reunião, que acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa, é do deputado estadual Márcio Pauliki (PDT).

Nessa ocasião, serão avaliadas e debatidas propostas sobre a participação dos agricultores que atuam diariamente na comercialização de hortigranjeiros na Ceasa Curitiba. “Temos mantido conversas e reuniões permanentes com as respectivas entidades representativas dos produtores rurais e permissionários atacadistas. A intenção é reafirmar as disposições que constam do Regulamento de Mercado, que gere as atividades dos agentes que trabalham nas nossas unidades”, explica Natalino Avance de Souza, diretor presidente da Ceasa Paraná.

Para atuar no Mercado do Produtor, o agricultor deve comprovar que detém área com produção de hortigranjeiros, e estar devidamente cadastrado junto a Gerência da Ceasa. O Regulamento de Mercado também prevê ainda, entre outras ações e compromissos, que a permanência nos espaços do Mercado do Produtor, deve ser formal em caráter itinerante e rotativo, e não permanente. Tanto o agricultor, ou mesmo suas organizações formais se comprometem comercializar nesse espaço somente hortigranjeiros oriundos da produção paranaense. Legumes, hortaliças e ovos originários de outras regiões do país, devem ser comercializados junto aos permissionários atacadistas, nos boxes.

“Adotamos sistematicamente em todas as cinco unidades da Ceasa no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, as boas práticas na distribuição e comercialização de hortigranjeiros. Isso acontece tanto no setor produtivo, quanto para o atacadista e varejista, como também para o consumidor. A qualidade começa na produção, mas deve ser preservada e mantida em todos os elos dessa cadeia, para que o produto chegue em bom estado e saudável para consumidor”, diz Natalino Avance de Souza.

O Mercado do Produtor da Ceasa Curitiba, onde os agricultores comercializam diariamente suas produções, ocupa uma área própria e coberta de 13.461 metros quadrados. Estão cadastrados junto a Gerência de Mercado 4.831 agricultores, sendo que 1.362 são ativos. Em média, por dia, entre 300 e 312 agricultores comercializam suas produções. No último ano (2016) a Ceasa Curitiba movimentou 690 mil toneladas de hortigranjeiros, sendo que 171 mil toneladas foram comercializados no Mercado do Produtor da unidade.

Confira o áudio desta matéria: javascript:void(0);/*1506509779929*/

Fotos: Divulgação - Assimp/Ceasa Paraná / Alep

Serviço
Evento:

Audiência Pública sobre a Ceasa/PR – Centrais de Abastecimento do Paraná

Proposição: Deputado Márcio Pauliki (PDT)

Data: 27 de setembro, 9 horas

Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná

Praça Nossa Senhora do Salete, s/n - Centro Cívico - Curitiba - PR