Mercado do Produtor

São áreas cobertas destinadas a pequenos produtores rurais paranaenses e suas organizações para comercializarem suas próprias produções sobre veículos, sem a interferência de intermediários.

O Mercado do Produtor representa um elo na cadeia de comercialização hortigranjeira, pois auxilia os produtores nas operações comerciais, estimulando melhores arranjos para o processo de comercialização.

A Ceasa atua na administração do Mercado do Produtor, configurando-se como um centro de serviços de apoio à produção e comercialização.

A operação nos espaços podem ser realizadas de duas formas: como diarista ou mensalista. O mensalista paga uma taxa e tem direito a uma “pedra”, já o diarista, antes de iniciar a comercialização deve comprar tickets.

Para comercializar no Mercado do Produtor, a Ceasa exige a realização de cadastro, com a apresentação de documentação pessoal como: carteira de identidade, Título de Eleitor, CPF e dos documentos da terra como: Registro de Imóveis, Talão do INCRA/CCIR/ET, Notas Fiscais de aquisição de insumos e contratos de arrendamento, como também Atestado do Produtor Emitido pela EMATER, fotos e comprovantes de residência.

 

 

Mercado do Produtor

 

Mercado do Produtor

Para cadastramento das organizações representativas de produtores rurais são exigidos os seus documentos constitutivos como: Estatuto Social, Ata de Constituição e de eleição da Diretoria e ainda Atestado do Produtor individualizados dos associados que possuem interesse em comercializar na Ceasa.

Atualmente estão cadastros mais de 6.000 produtores rurais das mais diversas regiões produtivas do Estado do Paraná, que comercializam nas unidades da CEASA/PR de Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, onde estão disponíveis mais de 42.911m² de área, distribuídos em 718 espaços (pedras) cobertos. Na Unidade de Cascavel estão sendo iniciados procedimentos para construção de área específica.