Solicitar financiamento do programa Crédito Fundiário

O que é

Por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), você pode solicitar uma linha de financiamento para comprar um imóvel rural. Os juros variam entre 2,5% a 5,5% ao ano, conforme a linha de crédito disponível. Os recursos podem ainda ser usados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo ou na contratação de assistência técnica para a extensão rural.

O programa é do Governo Federal e contribui para a redução da pobreza rural e para a melhoria da qualidade de vida das famílias, ao facilitar o acesso à terra e o aumento de renda. No Paraná, a execução do PNCF está a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Quem pode solicitar

Trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra.

Onde solicitar

Presencialmente, no Sindicato de Trabalhadores Rurais ou nas unidades do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em seu município.

Como solicitar

  • Vá até o Sindicato de Trabalhadores Rurais ou a uma unidade municipal da Emater;
  • Você vai receber as informações necessárias para solicitar o crédito.


Condições para o acesso ao programa:

  • ter renda e patrimônio compatível com a linha de financiamento
  • ter experiência de cinco anos, nos últimos quinze, em atividades agropecuárias
  • não pode ser funcionário público, nem ter sido assentado da reforma agrária ou ainda ter participado de algum programa que tenha recursos do Fundo de Terras da Reforma Agrária
  • não ter sido dono de imóvel rural maior que uma propriedade familiar nos últimos três anos.

Prazo

A Seab estabelece, em média, o prazo de seis meses para atender às solicitações. O tempo de liberação do crédito depende da entrega de toda a documentação necessária e das etapas de seleção.

O que diz a lei

O programa de Crédito Fundiário é regido por


Forma de atendimento:

Diferentes meios

Quanto custa:

Gratuito