BANCO DE ALIMENTOS
Ceasa repassa 295 quilos de hortigranjeiros para o Recanto Tarumã
19/01/2016 - 12:00

Banco
 O Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba ampliou nesta terça-feira (19) o repasse de hortigranjeiros à instituição Recanto do Tarumã, em Curitiba. Cadastrada desde 2006 junto ao programa de abastecimento e segurança alimentar da Ceasa Paraná, a entidade recebeu 295 quilos de frutas e verduras doados pelos produtores e permissionários que atuam junto ao atacado da empresa no Tatuquara. 

“A entidade recebe regularmente, todas as terça-feiras, parte dos hortigranjeiros que são encaminhados ao Banco de Alimentos da Ceasa. Agradecemos também aos nossos produtores e permissionários atacadistas que atenderam o nosso pedido, que ajudou a aumentar essas doações para o lar de idosos Recanto do Tarumã”, disse o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, João Luiz Simões Cordeiro. 

O Banco de Alimentos das cinco Ceasas no Estado, em Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel, funciona por meio de coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições de consumo. Depois de separados e selecionados, esses produtos são repassados para as entidades cadastradas junto ao programa – orfanatos, creches, hospitais públicos, e entidades assistenciais. 

“Em média, são atendidas por mês cerca de 130 mil pessoas. Nas cinco Ceasas do Paraná estão cadastradas 530 entidades. Em Curitiba são 170 instituições, além de 200 famílias que semanalmente são beneficiadas com estas doações”, explica Gilmar Pavelski, gerente do Banco de Alimentos da Ceasa. 

No último ano foram reaproveitados cerca de 5 mil e 20 toneladas de produtos, que seriam descartados junto aos respectivos aterros onde atuam os mercados atacadistas da empresa.