Ceasa Curitiba inicia campanha sobre importância do ambiente limpo e organizado 27/10/2023 - 08:15

Ações seguem até 1º de novembro. Equipes dos órgãos que participam da iniciativa visitarão cada uma das 419 empresas instaladas nos pavilhões da unidade para falar da campanha e distribuir folders e guias educativos.

Confira o áudio desta notícia

Os permissionários atacadistas e produtores que comercializam hortigranjeiros na Ceasa Curitiba receberam, na manhã desta quinta-feira (26), as primeiras atividades da campanha "Ceasa Limpa", que visa manter o ambiente organizado e limpo e conscientizar sobre os benefícios destas atitudes.

A campanha teve início em tenda montada em frente ao Mercado do Produtor da unidade, onde técnicos e funcionários das secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde, da Vigilância Sanitária, da Administração Regional do Tatuquara e da Ceasa explicaram os objetivos e as ações iniciais.

A Família Folhas, da campanha da Prefeitura de Curitiba de incentivo à separação de resíduos, também esteve no evento e recebeu alunos e professores da Escola Municipal Rio Bonito, de Campo do Santana, que participaram depois do programa “Ceasa Recebe”. Eles ouviram dicas de como ajudar a manter e melhorar o meio ambiente, evitando o descarte incorreto de produtos, assim como promover o reaproveitamento de alimentos.

O diretor administrativo e financeiro da Ceasa Paraná, João Luiz Buso, destacou iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade já adotadas . “Já temos vários trabalhos realizados nos nossos mercados, como o programa Banco de Alimentos – Comida Boa, que aproveita e distribui para entidades sociais alimentos em bom estado para consumo”, disse ele.

Buso citou, ainda, os três Ecopontos instalados no mercado, que auxiliam a destinar corretamente os materiais recicláveis, que depois são encaminhadas para a empresa CS Bioenergia (que os transforma em energia), além da instalação de usina fotovoltaica na unidade. “Estamos promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade entre todos os agentes envolvidos na Ceasa, além do descarte consciente”, completou Buso.

FOLHETOS EDUCATIVOS - A campanha “Ceasa Limpa” prosseguirá até quarta-feira (1/11). Divididos em equipes, os representantes dos órgãos que participam da iniciativa visitarão cada uma das 419 empresas instaladas nos pavilhões da unidade e junto ao Mercado do Produtor.

Nesses contatos, as equipes de técnicos, além de explicarem os objetivos da campanha, estão distribuindo folders e guias educativos com informações sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos e resíduos orgânicos no mercado, e a separação correta para destinação adequada.

RECICLAGEM - Ainda entre os objetivos da campanha estão promover a reciclagem e a reutilização de materiais dentro do ambiente Ceasa e orientar os comerciantes e clientes sobre as práticas de consumo consciente. Outro ponto destacado pelos participantes é implementar sistemas internos de gestão de resíduos mais eficientes e ecológicos no mercado.

Também estão sendo distribuídas informações sobre o que é lixo comum e lixo reciclável, como evitar a proliferação de insetos (mosquitos, aranha-marrom, escorpiões) e doenças transmissíveis. As ações abrangem, ainda, orientação sobre programas municipais de compostagem, descarte correto de objetos e até risco do tabagismo. Uma equipe da secretaria municipal da Saúde também esteve presente no evento com um trailer para fazer vacinações aos interessados..

PRESENÇAS - Além da diretoria da Ceasa Paraná, participaram do lançamento da campanha “Ceasa Limpa”, Marcelo Ferraz, administrador do Distrito Sanitário da Regional do Tatuquara, e Luciana Usmam, supervisora do Distrito; Leila Maria Zem, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Curitiba, e Paulo Salesbram, presidente do Sindicato dos Permissionários das Centrais de Abastecimento de Alimentos – Sindaruc.