Ceasa Curitiba licitará áreas para o seu mercado atacadista 14/09/2020 - 09:20
O sistema será de pregão presencial, tipo maior lance ou oferta por lote, conforme os valores já estabelecidos no edital conforme a localização e metragem de cada boxe na unidade. A permissão de uso desses espaços são para o período de 240 meses – 20 anos, seguindo também as condições previstas legalmente, bem como de acordo com as normas do Regulamento de Mercado da Ceasa Paraná, adotadas através do Termo de Permissão Remunerado de Uso – TPRU.
“Seguimos as orientações do Ministério Público Estadual, que nos instruiu nesse tipo de concorrência. A nossa Assessoria Jurídica com a Comissão Permanente de Licitações – CPL, estabeleceu as regras e prazos para essas ações em conjunto com a Gerência da unidade”, explica Éder Eduardo Bublitz, diretor presidente da Ceasa Paraná.
Processo em três etapas
O processo será realizado em três etapas, todas no Centro de Eventos da Ceasa Curitiba, na BR 116, quilômetro km 111, número 22.881, bairro Tatuquara. A primeira fase acontecerá no dia 28 de setembro, das 9h30 às 12 horas, quando serão realizados o credenciamento, e recebimento dos envelopes de propostas e habilitação das mesmas.
No dia seguinte, dia 29 de setembro, a partir das 9h30, serão abertas as propostas dos lotes de 1 a 27, para as 38 áreas disponíveis no mercado atacadista. Na terceira etapa, no dia 30 de setembro, também a partir das 9h30, serão abertas as propostas dos lotes de 28 a 54, para outras 31 áreas.
“Além dos boxes para o comércio atacadista de hortigranjeiros, estamos também licitando áreas para uma lanchonete, três áreas para comercialização de produtos atípicos, uma área depósito de supermercados, e ainda um espaço para instituição financeira”, explica Sônia de Brito Barbosa, pregoeira e coordenadora da CPL da Ceasa Paraná.
As ofertas mínimas para os lances, também estipuladas no edital destas licitações, variam conforme o tamanho de cada área, assim como a localização dos mesmos espaços nos referidos pavilhões. O edital, com a descrição dos objetos, pode ser obtido no endereço eletrônico da Ceasa Paraná – www.ceasa.pr.gov.br, acessando o ícone ao lado esquerdo da página, Licitações, depois Pregão Presencial, acessando o ano de 2020 – PP004 Áreas Curitiba – ou .
Ceasa em números
A Centrais de Abastecimento do Paraná – Ceasa Paraná, empresa de economia mista, vinculada ao sistema da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, administra cinco unidades atacadistas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. São comercializados em média por ano, através desses mercados, cerca de 1,2 milhões de toneladas de hortigranjeiros. A unidade de Curitiba responde por 65% do volume total – 670 mil toneladas.
Estão instaladas na Ceasa Curitiba 410 empresas atacadistas que comercializam hortigranjeiros, flores e plantas ornamentais. Outras 44 empresas negociam produtos atípicos, sendo que a unidade dispõem de 15 áreas específicas de lanchonetes e restaurantes, e ainda de três instituições financeiras.
Junto ao Mercado do Produtor da unidade estão cadastrados 4.831 agricultores, sendo que 1.362 são ativos, e comercializam diretamente suas produções no atacado.
A Ceasa Curitiba tem área total de 510 mil metros quadrados, sendo que 196 mil metros quadrados são urbanizadas, e outros 72 mil metros quadrados de área construída. Circulam em média por dia na Ceasa Curitiba, cerca de 22 mil pessoas, entre produtores, permissionários atacadistas, trabalhadores em geral e compradores.
Serviço: Licitações de áreas públicas na Ceasa Curitiba.
Datas:
28 de setembro, segunda-feira, das 9h30 às 12 horas – Credencimento e recebimento dos envelopes de propostas e habilitações.
29 de setembro, terça-feira, a partir das 9h30, abertura do pregão para os lotes de 1 a 27.
30 de setembro, quarta-feira, a partir das 9h30, abertura do pregão para os lotes de 28 a 54.
Local: Centro de Eventos da Ceasa Curitiba, situada na BR 116, quilômetro 111, bairro Tatuquara.
Mais informações: Comissão Permanente de Licitações – CPL da Ceasa Paraná (41) 3253-3232, em horário comercial das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, ou através do e-mail licitacaoceasa@ceasa.pr.gov.br, e na Gerência de Mercado da Ceasa Curitiba, (41) 3348-9163.
Fotos: Divulgação Ceasa Paraná.