Ceasa Curitiba recebe ações de cidadania 06/04/2026 - 11:30
A Ceasa Curitiba recebe, nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8 de abril, a partir das 8h, ações voltadas à regularização do título de eleitor.
Na quarta-feira, também será aplicado o Exame de Equivalência para certificação do Ensino Fundamental, além da oferta de serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Todas as atividades acontecem na sede do Sindaruc, dentro da Ceasa Curitiba.
Os trabalhos são coordenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME).
“A Ceasa Paraná vai além de ser uma central de abastecimento de alimentos. Por isso, é fundamental apoiarmos ações como essas, promovidas pelo TRE, Sine e Secretaria Municipal de Educação. São iniciativas que garantem cidadania e inclusão, conectando as pessoas a direitos e oportunidades”, afirma João Luiz Buso, diretor administrativo e financeiro da Ceasa Paraná e diretor-presidente em exercício.
Ele destaca ainda que os serviços são voltados não apenas aos trabalhadores do mercado atacadista da Ceasa Curitiba, mas também a todos os moradores da região do bairro Tatuquara.
Regularização do Título de Eleitor
A ação é voltada para quem quer fazer o primeiro título, para quem precisa atualizar dados cadastrais ou até fazer a transferência para um domicílio eleitoral mais próximo.
Cada atendimento requer uma documentação específica, mas é bom orientar que todas elas devem ser originais. Cópias não serão aceitas.
Exame de Equivalência
O Exame de Equivalência permite que pessoas alfabetizadas com 15 anos ou mais comprovem a escolarização dos anos iniciais do Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano (antiga 1ª a 4ª série). Os aprovados recebem uma declaração para matrícula no 6º ano e, posteriormente, um certificado de conclusão.
Essa avaliação é essencial para quem não pode comprovar sua escolaridade, garantindo a certificação, a adequação ao ano correspondente, além de possibilitar a continuidade dos estudos no Ensino Fundamental e depois no Ensino Médio.
Além disso, o certificado é aceito por todas as empresas que pedem a comprovação da escolaridade de seus candidatos, o que tem garantido a conquista de vaga ou permanência no emprego.
A prova acontece no dia 08 de abril, a partir das 8h45, na sede do Sindaruc , na Unidade de Curitiba da Ceasa Paraná.
Confira nos cartazes abaixo as informações complementares para a Regularização do Titulo de Eleitor, e do Exame de Equivalência que serão realizadas na sede do Sindaruc, na Ceasa Curitiba.








