Ceasa Foz do Iguaçu faz seleção de resíduos 23/04/2007 - 09:30
Produtores, atacadistas, carregadores e funcionários da Ceasa de Foz do Iguaçu participaram de uma palestra educativa sobre meio ambiente e o gerenciamento de resíduos sólidos. O encontro teve a participação do secretário municipal do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, André Roberto Alliana, dos diretores da Ceasa Paraná Vera Niedzieluk e Marcos Valério de Freitas Andersen, e ainda de Olivério Konig Pacheco, representante do Instituto Lixo-Cidadania com convênio junto a empresa Itaipu Binacional. O secretário falou sobre as necessidades da elaboração do plano de gerenciamento de resíduos de sólidos, proposto para todo o município pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9.ª região.
A unidade já havia sido comunicada sobre a necessidade de aplicar um plano de separação e identificação dos chamados resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos. “Estamos intensificando o trabalho de separação do lixo em nossa unidade. Alguns comerciantes já estavam adotando esse sistema”, disse Valdinei Loesi dos Santos, gerente da Ceasa de Foz do Iguaçu, lembrando ainda que através do programa Ceasa Amiga – Banco de Alimentos, a empresa faz o reaproveitamento das frutas e verduras que estão fora do padrão comercial, mas ainda em condições de consumo. Após selecionados, esses produtos doados pelos produtores e atacadistas, são encaminhados para entidades assistências cadastradas no programa. “Vamos também investir recursos e benfeitorias para nos adaptarmos a essas necessidades solicitadas pela procuradoria do trabalho”, diz Valdinei Loesi dos Santos.
O diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, Marcos Valério de Freitas Andersen diz que em média por semana são gerados pela unidade cerca de 30 toneladas de resíduos orgânicos. “Já realizamos a destinação desses resíduos para o sistema de compostagem da prefeitura. Depois de preparados, essa compostagem, que ainda recebe restos de podas de árvores e jardins, é transformada em adubo destinada para hortas escolares e comunitárias”, completa Marcos Valério.
Sobre o plano de gerenciamento de resíduos sólidos, o gerente da Ceasa de Foz do Iguaçu, explica que serão adotados novos procedimentos, buscando melhorar o trabalho já realizado pela unidade. “Estamos providenciando as separações, que serão melhor identificadas. Teremos locais específicos para produtos orgânicos – sobras de hortigranjeiros não destinados ao Ceasa Amiga, reciclável – papelão, plásticos, garrafas plásticas entre outros, e de rejeitos – papel de higiene e limpeza, madeiras”, disse Valdinei Loesi dos Santos.