Ceasa Londrina recebe governador para anunciar obras e inauguração do Banco de Alimentos 05/11/2021 - 10:13
O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior participa neste sábado (6) em Londrina, às 9h30, da inauguração na Ceasa do programa Banco de Alimentos – Comida Boa, e faz ainda o anúncio de obras de pavimentação asfáltica, reparo do Mercado do Produtor e das calçadas da unidade. O secretário da Agricultura e do Abastecimento – Seab, Norberto Ortigara também participa dos eventos.
“São ações que já vínhamos trabalhando. O programa Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar, sendo feito em parceria com produtores e permissionários atacadistas, através da coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições consumo. Depois de separados e selecionados, esses produtos são repassados para as entidades cadastrada junto ao programa”, explica Éder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná.
Estão relacionadas no Banco de Alimentos das cinco unidades da Ceasa no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, 336 entidades – orfanatos, creches, hospitais públicos, e entidades assistenciais, que atendem em média por mês cerca de 112 mil pessoas. Em média, por mês, o Banco de Alimentos, das cinco unidades no Estado, faz um reaproveitamento de 494 mil quilos de produtos.
O programa na Ceasa Londrina, tem 36 entidades cadastradas, que beneficia em média por mês 12mil pessoas. Em média por mês são reaproveitados cerca de 90 mil quilos de hortigranjeiros. “Estamos ampliando essas atividades, contando sempre com o apoio dos nossos produtores e permissionários da unidade”, diz Paulo César Venturin, gerente regional norte da Ceasa Paraná.
Nova pavimentação e obras na unidade
Sobre as obras da Ceasa Londrina, tanto para a pavimentação asfáltica na área de circulação como dos estacionamento, o diretor presidente da empresa explica que “essa era uma antiga reivindicação dos usuários da unidade”. “Estamos atendendo o pedido de melhorias, seguindo sempre todos os trâmites e cuidados necessários para essas obras sejam bem feitas, e dentro dos prazos estipulados”, afirma Éder Eduardo Bublitz, lembrando ainda “que esse será o maior investimento com recursos próprios na unidade desde a sua inauguração, em março de 1982. A coordenação desses trabalhos será realizada pela Divisão de Manutenção e Engenharia – Diman, da Ceasa Paraná.
Tanto a pavimentação como a recuperação e dos novos bloquetes existentes na unidade de Londrina, terão uma total de 34.052,37 metros quadrados – sendo desse total 1.360,25 metros quadrados para as calçadas de circulação. Serão também feitos reparos na área do Mercado do Produtor, a reposição para o novo gradil no entorno da unidade.
As licitações para essas obras no valor de R$ 5.270.990,40 – preço máximo serão realizadas através de pregão presencial no Salão de Eventos da Ceasa Londrina nos dias 23, 24 e 25 de novembro. Os editais dessas licitações foram publicadas nos jornais Diário Oficial do Estado, e Folha de Londrina. Os mesmos também podem ser obtidos no endereço eletrônico da Ceasa Paraná – www.ceasa.pr.gov.br, ícone Licitações, aba Pregão Presencial, subcategoria 2021. Mais informações podem também ser obtidas em horário comercial junto a Gerência da Ceasa Londrina (014) – 43 – 3325-4713, ou ainda na Comissão Permanente de Licitações – CPL da Ceasa Paraná (014) 41 – 3253-3232.
Fotos: Divulgação CEASA/PR