Ceasa Paraná busca mais duas certificações internacionais da ISO 29/08/2024 - 11:51

Os funcionários da Ceasa Paraná participaram nesta terça-feira, 27 de agosto, de mais uma etapa na implementação do Sistema de Compliance e Antissuborno, com a assessoria da empresa GEP Soluções em Compliance, visando aprimorar ainda mais as suas atividades institucional e empresarial junto ao sistema de comercialização no atacado de hortigranjeiros, flores, programas sociais e outros serviços prestados junto à comunidade paranaense. A Ceasa Paraná busca agora mais duas certificações internacionais: a ISO 37001 e ISO 37301, que fornecem diretrizes para implementação de sistema de gestão de compliance/conformidade.

A unidade de Curitiba da Central de Abastecimento do Paraná foi a primeira do Brasil a receber a certificação ISO 14001, que atesta sistemas de gestão ambiental, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O certificado de conformidade com as normas, emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, é válido pela gestão de instalações para comercialização de flores, frutas, legumes e verduras.

“Estamos atendendo e trabalhando junto a todos os setores da empresa para buscarmos ainda neste ano mais essas duas certificações. A tendência é valorizar todas ações e atuações desenvolvidas os nossos setores de atuação, seja junto ao corpo funcional, como também das demais empresas e os produtores que atuam nos nossos cinco mercados atacadistas no Estado”, diz João Luiz Buso, diretor administrativo-financeiro da Ceasa Paraná.

O treinamento e orientações foram feitas por Beatriz Máximo Yamasaki, implementadora de projetos da GEP Soluções em Compliance. Entre os itens apresentados aos funcionários da Ceasa estavam a importância em atender a todos os requisitos estabelecidos pelas normas da ISO, assim como o calendário de atividades. “Realizamos o entendimento do contexto da Ceasa Paraná, bem como identificamos e avaliamos os riscos da operação da organização, a partir daí, é possível levantar os planos de ação necessários para mitigação e monitoramento contínuo, visando oportunidade de melhoria a serem adotadas pela Ceasa”, explica a implementadora da GEP, que acredita que, com o trabalho junto a todos os setores da empresa, incluindo funcionários terceirizados, limpeza, segurança e outros prestadores de serviço, a conclusão dessas ações poderão ser encaminhadas à coordenação da ISO.

No âmbito institucional e empresarial, compliance é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

Consultoria de Governança, Riscos e Compliance - A GEP Soluções em Compliance é a primeira consultoria do País com dupla certificação nas normas ISO 37001 e ISO 37301, especializada no oferecimento de soluções nas áreas de Proteção de Dados Pessoais, Compliance, Gestão de Riscos, Governança e ESG.

Entre as vantagens em se implementar um Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno, conforme a GEP, estão o fortalecimento do sistema de controles internos, redução das perdas de receitas operacionais, cumprimento de obrigações regulatórias, legais e contratuais, das legislações municipais, estaduais e federais, e aquelas relacionadas a licitações com o Poder Público. Além disso, conta-se com o aprimoramento da cultura ética da organização avaliada pela GEP.

Etapa de Preparação - Nesta etapa, foi feito um diagnóstico completo da Ceasa Paraná, com base nas exigências legais da legislação anticorrupção, das leis de licitações, bem como nas melhores práticas do mercado, nas áreas de conformidade e integridade empresarial (ISO 37001 e ISO 37301). Entre as providências preliminares foram avaliados o contexto da organização, conhecendo as principais partes interessadas, avaliados o nível de maturidade e exposição aos riscos.

Na fase de avaliação de riscos de compliance e suborno foram conhecidas as principais atividades e processos da organização da Ceasa, identificando e avaliando possíveis riscos e/ou pontos de atenção relacionados à integridade empresarial, por meio da realização de entrevistas pessoais, com o objetivo de elaborar a Matriz de Riscos de Compliance e Suborno.

Planos de ação - “Na última etapa, iremos propor os planos de ação prioritários, com o objetivo de mitigar os principais riscos identificados na fase anterior, a fim de que a organização possa ter as ferramentas necessárias para implementação de Mecanismos, Políticas e Procedimentos de Integridade”, explica Beatriz Máximo Yamasaki.

Foto: Ceasa Paraná

GALERIA DE IMAGENS