Ceasa Paraná no "Outubro Rosa" 25/10/2021 - 11:33
Na última sexta-feira (22), os funcionários da Ceasa Paraná aderiram ao movimento “Outubro Rosa”. Além de utilizarem vestimentas e adereços com a cor rosa, os funcionários também receberam informações sobre a campanha realizada nacionalmente no país.
O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, foi criado no ano de 1990 pela Fundação Susan G. Komen, em um evento chamado de “Corrida pela Cura”. Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
O câncer de mama está nas primeiras posições em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa ajustada por idade, em 2019 de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama não tem uma causa única. Há diversos fatores que estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
O INCA lembra também que os homens, podem ser acometidos pelo câncer de mama. Os casos são raros, representando apenas 1% do total.
Fotos e arte: Divulgação Ceasa PR / João Sirineu / Instituto Nacional do Câncer - INCA