Ceasa de Maringá vai até o produtor 15/04/2011 - 08:24

Segundo a gerente da Ceasa de Maringá, “ recebemos com frequência a visita de prefeitos, vereadores e secretários municipais de agricultura interessados em oferecer alternativas de renda para os produtores de suas regiões". Suely cita a parceria e o trabalho articulado entre os municípios, Ceasa, Emater e associações de produtores como essencial para novo impulso na produção e comercialização de hortigranjeiros.
Em Borrazópolis, o grupo foi recebido pelo prefeito Osvaldo Campos de Almeida, pelo secretário municipal de agricultura Onofre Aparecido da Silva, pelo técnico da Emater Leandro Cividini e pelo engenheiro agrônomo Marcos Paulo Minatel Izzo. Visitaram a sede da associação do município, onde conversaram com produtores de tomate e pimentão.
Em Godoy Moreira foram recebidos pelo vice prefeito José Gonçalves, pelo secretário da agricultura Anderson Tobias, pelo presidente da cooperativa de produtores Darci Rosolem e pelos engenheiros agrônomos da Emater Ney Rech e Beatriz Meira. Durante visita de campo, conheceram Gilmar dos Santos, que possui uma área de onze hectares na localidade de Água da Anta, produzindo principalmente milho e maracujá e, em menor escala, abacate, manga, banana e melancia.

A convite do presidente da Associação Agroindustrial de Pequenos Produtores de Paranavaí, Manoel da Silva, Suely Bertolo realizou palestra no Sindicato Rural para 125 produtores, respondendo questionamentos relacionados à comercialização direta. “Alguns municípios desconhecem que dentro das Ceasas do Paraná tem um espaço de uso exclusivo para quem produz,” explica a gerente. “Nossa ida até os municípios é mais interessante, pois temos oportunidade de estabelecer contato direto com os produtores, esclarecer dúvidas e apresentar as vantagens da comercialização dentro de um sistema organizado".