Ceasa no Dia Mundial de Meio Ambiente 05/06/2009 - 08:20
A Centrais de Abastecimento do Paraná S/A retoma nesta sexta-feira (05) as visitas de conscientização e sensibilização aos atacadistas e produtores que comercializam na unidade de Curitiba, dentro do Projeto “Combate ao Desperdício de Hortigranjeiros nas Unidades Atacadistas da Ceasa do Paraná”. O objetivo é reduzir o descarte de produtos que não são comercializados no dia, mas ainda oferecem condições adequadas de consumo. Reunidos no Banco de Alimentos, os hortigranjeiros são selecionados e doados para as entidades sociais e famílias cadastradas.
O contato pessoal com cada usuário da unidade vai esclarecer métodos e meios de separação dos produtos bons daqueles que realmente são descartes, lembrando que também é uma ação de respeito ao meio ambiente. As equipes de visitação, com cerca de 100 voluntários, vão destacar o Dia Mundial de Meio Ambiente, conscientizando os agentes do mercado que a separação adequada dos produtos evita que o excesso seja enviado para aterros sanitários.
As doações ao Banco de Alimentos cresceram significativamente desde que foram implantados sistemas de coleta e seleção dos alimentos que são doados às instituições sociais e famílias cadastradas no programa. As Centrais de Abastecimento de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu doaram, em 2008, 4.367,78 toneladas de alimentos a 486 entidades sociais, beneficiando 136.358 pessoas. Só em Curitiba, 151 instituições cadastradas receberam 1.718,88 toneladas, atendendo 52.445 pessoas em estado de insegurança alimentar e exclusão social.
O tema da Campanha de Combate ao Desperdício de 2009 é “Sua Doação Pode Salvar Uma Vida”. Além de ações de sensibilização e motivação de todos os agentes envolvidos na comercialização, a Ceasa vai trabalhar o tema durante o ano em oficinas e atividades educativas, recreativas e esportivas, exposições e cursos voltados tanto para o público interno quanto para o assistido.
A mobilização desta sexta-feira (05) será coordenada pela empresa e os conselhos gestores do Bancos de Alimentos e do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, composto por representantes de entidades civis e públicas, e conta com o apoio logístico do Posto da Polícia Militar da Ceasa. Participam professores e alunos de colégios estaduais de ensino profissionalizante de Curitiba e região metropolitana Professor Francisco Zardo, Homero de Barros, Newton Freire Maia, Paulo Leminski, Anita Canet, Pedro Piekas, Estadual de Curitiba, e universitários da Unibrasil, Faculdades Integradas Espírita, e Universidade Federal do Paraná.