Ceasa participa do 1.º Encontro Territorial em Fruticultura do Paraná 07/05/2007 - 08:00
A diretoria do Conselho Gestor do Território Centro Sul do Paraná e a Câmara Técnica de Fruticultura realizaram o 1.º Encontro Territorial em Fruticultura. A fruticultura foi identificada como uma eficiente alternativa na diversificação da renda nas propriedades com agricultura familiar, e é por isso que todas as lideranças envolvidas no processo Territorial não medem esforços e se mobilizam para consolidar e fortalecer esta cadeia produtiva.
Ceasa marcou presença no encontro
O principal objetivo deste encontro foi discutir as questões de mercado, organização e comercialização no Território, e para auxiliar nestas discussões estiveram presentes os representantes do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ceasa Paraná - Centrais de Abastecimento do Paraná e da Emater Paraná.
Os fruticultores tiveram a oportunidade, juntamente com os técnicos, de debater a problemática do mercado e comercialização, e iniciaram discussões sobre a formação de uma cooperativa num futuro próximo. “Uma cooperativa nasce do entendimento entre os agricultores, evitando intermediários, fazendo com o que lucro daquilo que fique com ele”, explica a presidente do Conselho Gestor do Território Centro Sul, Lúcia Wisniewski.
O balanço do evento foi positivo, pois mais importante do que a presença de mais de 200 agricultores do Território foi a expressiva participação do grupo nas tomadas de decisões que irão subsidiado a fruticultura no Território a partir do presente momento. A presidente do Conselho Gestor do Território Centro Sul, Lúcia Wisniewski justifica essa política participativa afirmando que “a organização em território é uma política federal para fortalecer os municípios com características semelhantes, tanto em âmbito geográfico, cultural, étnico e econômico, que se mobilizam em torno do desenvolvimento sustentável. E o objetivo é fazer com que os atores que aqui existem se envolvam, tomem para si os empreendimentos deste território”.
O Território Centro Sul abrange 12 municípios da região, além de Lúcia Wisniewski, estiveram presentes no evento o coordenador da Câmara Técnica de Fruticultura, Reinaldo Rocha, o representante do MDA, Reni Denardi, da Secretaria de Estado da Agricultura, José Elias Dombroski, o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, Marcos Valério de Freitas Andersen, o representante dos fruticultores, o José Augusto Zanlorenzi, o presidente da Amcespar e prefeito de Rio Azul, Alexandre Burko, o Coordenador da Câmara de Agricultura e Meio Ambiente da Amcespar e prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, prefeito de Teixeira Soares, João Inácio Roos e o prefeito de Irati, Sergio Stoklos.
Fonte: Emater Paraná