Central Regional de Abastecimento em Umuarama 27/02/2009 - 14:00

Assinado Termo de Cooperação Técnica para instalação de Central de Abastecimento Regional em Umuarama. Parcerias definem atribuições para o início de funcionamento nos próximos meses.



O Secretario da Agricultura e do Abastecimento Valter Bianchini assinou no último dia 19, em Umuarama, Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal, Centrais de Abastecimento do Paraná S/A - Ceasa/Pr, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural- EMATER e Associação dos Município da Micro Região Onze- AMERIOS, para a criação de uma Central de Abastecimento Regional – CRA. A conjugação de esforços vai viabilizar o funcionamento de um espaço de 2,5 mil metros quadrados de área construída pela Prefeitura de Umuarama há cerca de 15 anos, em terreno de 12 mil metros quadrados, localizado no Parque Industrial III, na Rodovia Pr 323. O secretário Bianchini destacou que a revitalização do local será mais um incentivo para a diversificação das propriedades rurais da região, “fortalecendo e ampliando a produção de hortigranjeiros na agricultura familiar, com um canal de comercialização organizado. O interesse dos municípios integrantes da AMERIOS na concretização desse projeto também foi fundamental desde o início”, afirmou.

O Consócio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD) de Entre Rios também é parceiro colaborador na organização dos secretários municipais das áreas de agricultura e meio ambiente, mobilizados através do Forum de Secretarios Municipais.

Para o presidente da Ceasa do Paraná, Antônio Comparsi de Mello, a administração compartilhada permite ações complementares de apoio ao produtor, desde da escolha de produtos e variedades adaptadas à região feita através de orientação técnica da EMATER, quanto ao escoamento da produção até os grandes centros de consumo. “ A estrutura existente estava subutilizada, porém a região tem grande potencial e pode unir-se à outros polos de distribuição de hortigranjeiros através da estrutura da Ceasa em Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Curitiba. O apoio da EMATER na elaboração de projetos técnicos de custeio e investimentos, de interesse de agricultores familiares, é de fundamental importância durante todo o processo”, afirma.

O prefeito Moacir Silva destacou que a destinação do imóvel para atender a comercialização da produção regional cumpre uma expectativa geral. A prefeitura deverá, pelos termos do acordo assinado, compartilhar com a Ceasa as decisões administrativas e gerenciais da Central.