Cerro Azul prepara a 51ª Festa da Laranja e 23ª Exponkan 06/06/2016 - 08:00

Visita
 A diretoria da Ceasa Paraná recebeu nesta semana a visita do prefeito de Cerro Azul, Claudinei Braz, do secretários de governo Ivan Silva Evangelista. Entre os objetivos do encontro estava o convite para a 51ª Festa da Laranja e 23ª Exponkan, que acontecerá de 9 a 12 de junho, na Praça Monsenhor Celso, no centro de Cerro Azul.
O município, grande produtor de cítricos do estado, comemora a boa safra com a maior festa do Vale do Ribeira, proporcionando oportunidade aos visitantes, através da Expokan, que estará aberta todos os dias, podendo também adquirir laranja e ponkan, além de outros produtos diretamente do agricultor. Shows musicais, barracas com artesanato típico e o tradicional leitão desossado e a costela fogo de chão, animam o evento.
“É uma das maiores e mais tradicionais festas da região e todos os anos recebe milhares de pessoas que prestigiam as atrações locais e de nível nacional e a Exposição do Produtor. Criada em 1959, a Festa da Laranja foi evoluindo a cada ano e hoje é um dos cartões-postais de Cerro Azul e uma das festas de maior representatividade do Vale Ribeira”, disse o prefeito Claudinei Braz.
A Capital da Tangerina, como é chamada Cerro Azul, fica a 68 quilômetros de Curitiba. O município colhe em média por ano em torno de 3 milhões de caixas de 22 quilos de citros, sendo considerado o maior produtor de tangerina ponkan do Brasil e o maior produtor de mandioca de mesa do Paraná. Conforme informações da secretaria municipal de agricultura de Cerro Azul, cerca de 2.200 agricultores produzem na região do Vale da Ribeira, que abrange também pomares de culturas como, uva, caqui, pêssego, nectarina, ameixa, melancia entres outras frutas, e demais hortaliças e legumes.
Principal produtor do país - Segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – Seab, a produção de citros – laranja, limão e tangerina – representa 62% da colheita de frutas no Paraná. Dentro da citricultura, a laranja responde por 54% da produção, seguida pela tangerina, com 7%, e o limão, com 1%. O município de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é hoje o principal produtor brasileiro de tangerina, com 89 mil toneladas colhidas em 2014, de acordo com o IBGE. No levantamento realizado pela Divisão Técnica e Econômica – Ditec, da Ceasa Paraná, foram comercializados em 2015 nos atacados das Ceasas do Paraná 6,5 milhões de toneladas de citros vindos de Cerro Azul, sendo que a tangerina ponkan foi o carro-chefe dessa comercialização com 5,8 milhões de toneladas.
“A produção de hortigranjeiros, principalmente de citros com ótima qualidade tem um importante destaque para essa região. O potencial já atraiu investimentos, como o da Citros Union, empresa que anunciou a instalação de uma fábrica na cidade para produção de óleo essencial a partir da fruta. Nos últimos anos, através das parcerias como instituições ligadas a agricultura como o Iapar, Emater, entre outros tem ajudado na melhoria dos cultivos e pomares. E as Ceasas do Paraná são parceiras desse trabalho, ajudando no escoamento e comercialização desses produtos”, diz Edimar Leduc Peixoto, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná.

Serviço
Festa da Laranja 2016 em Cerro Azul
De 9 a 12 de junho
51ª Festa da Laranja 2015 em Cerro Azul e 23ª Exponkan
Local do evento: Praça Central Monsenhor Celso
Site:www.cerroazul.pr.gov.br
Telefone: (41) 3662-1722
E-mail: turismocerro@hotmail.com
Facebook do evento: https://www.facebook.com/festadalaranjacerro/?ref=ts&fref=ts

Visita


Cartaz