Circuito da Saúde faz mais de 500 atendimentos em ação na Ceasa Curitiba 23/10/2025 - 10:42
 
              Serviços gratuitos foram oferecidos para mulheres durante a Campanha Outubro Rosa
Um momento de muito afeto, cuidado e valorização da mulher marcou a manhã desta quarta-feira , 22 de outubro, na Ceasa Curitiba. A ação Circuito da Saúde, realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, levou atendimento gratuito e informação para dezenas de mulheres.
Mais de 25 profissionais estiveram envolvidos nos atendimentos, entre equipes do Distrito Sanitário do Tatuquara e da Unidade de Saúde Palmeiras, que montaram um verdadeiro circuito com sete “paradas”, cada uma dedicada a um tipo de cuidado com a saúde.
Logo na chegada, as participantes passavam por uma avaliação geral de saúde, com aferição de pressão arterial, verificação de peso e altura, além de uma breve entrevista sobre os últimos exames realizados.
Em seguida, seguiam para outras etapas do circuito, como a avaliação vacinal, com atualização da carteira de vacinação, e a avaliação odontológica, que reforçou a importância da saúde bucal.
Um dos pontos de destaque foi a coleta do exame preventivo, acompanhada do exame clínico das mamas e até o agendamento da mamografia para quem precisava. Também houve testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites, com resultados prontos em menos de meia hora.
O circuito contou ainda com uma roda de conversa sobre autoestima e valorização da mulher, conduzida pela médica da família Dra. Evelyn Sabino, além de aula de alongamento e dicas práticas de automaquiagem. As participantes saíram não apenas maquiadas e sorridentes, mas também com muita informação e os cuidados com a saúde em dia.
E como saúde pública também envolve prevenção, houve ainda orientações sobre o combate à dengue, reforçando os cuidados necessários com a chegada do calor.
Entre as presenças, estiveram o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz, os membros da diretoria executiva, o presidente do Sindaruc (Sindicato dos Permissionários), Paulo Salesbram, o administrador da Regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, João Santana, e a supervisora do Distrito Sanitário do Tatuquara, Luciana Kusman.
Durante a abertura dos atendimentos, o diretor-presidente Eder Bublitz agradeceu a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e destacou a importância de iniciativas como essa. Ele também se emocionou com a presença de uma participante de 99 anos, que fez questão de comparecer e cuidar da própria saúde.
“A mulher exerce um papel mais do que importante na nossa sociedade. Cuidar da saúde de vocês também é um compromisso nosso”, destacou Bublitz.
Ao todo, somando todos os pontos do circuito, foram realizados 506 atendimentos. Foi mais uma ação que cumpriu seu objetivo: levar informação, cuidado e acolhimento às mulheres.



 
    


















































