Clima estável, favorece comercialização nas Ceasas de Foz do Iguaçu e Cascavel 03/06/2015 - 12:30
Os consumidores das regiões Oeste do Estado podem aproveitar a estabilidade climática dos últimos dias para diversificar ainda mais o seu hábito alimentar. Segundo informações da Divisão Técnica Econômica – Ditec, das Ceasas de Foz do Iguaçu e Cascavel, as cotações do 30 principais hortigranjeiros comercializados nesses dois mercados atacadistas apresentaram reduções nesta semana nas médias ponderadas. Em Foz do Iguaçu as cotações apresentaram queda de 5,9%. Em Cascavel a média de preços ficou 1,4% acima dos praticados pos preços em relação à semana anterior, mas estão 0,5% abaixo se comparados a5 de maio deste ano.
“Não registramos baixas ou altas significativas no mercado. A oferta tem se mantido estável, assim como a qualidade da maioria dos hortigranjeiros é considerada muito boa para o período”, diz Valdinei Loesi dos Santos, gerente da Ceasa de Foz do Iguaçu. “Estamos entrando num período de dias um pouco mais frios, mas também o clima permanece estável. A tendência é que essa estabilidade também reflita na oferta dos produtos e dos preços nos próximos dias”, avalia Valdinei Loesi do Santos.
Mercado estável em Cascavel
Em Cascavel a comercialização dos hortigranjeiros também se manteve estável na semana. Segundo Neide Cordeiro, gerente da Ceasa de Cascavel, as duas principais variações registradas no mercado foram para as ofertas da batata, da maçã, e do tomate. “Tivemos excesso de chuvas na região de Irati, que neste período abastecem nosso mercado com batata, e também com maçã, o que refletiu no aumento das cotações desses dois produtos. Já no caso do tomate, temos aumento das ofertas vindas tanto de Minas Gerais como de São Paulo, e isso força um redução nas cotações”, explica Neide Cordeiro.
Das cinco unidades atacadistas das Centrais de Abastecimento – Ceasa Paraná, somente a de Maringá estará aberta com horário especial das 5h30 às 10 horas, nesta quinta-feira, dia 4 de junho, feriado em homenagem a Corpus Christi. As demais unidades da empresa em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel, assim como a sua administração, estarão fechadas nessa data.