Comida Boa: Ceasa Curitiba prepara ações para o Dia Mundial da Alimentação 04/10/2023 - 15:05

Ações serão realizadas dentro do programa Banco de Alimentos - Comida Boa. Dia Mundial é 16 de outubro, mas já na terça-feira (10) acontece o "Receitas Unindo Gerações", com participação de idosos e alunos de escola municipal.

A Ceasa Curitiba está organizando atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro. As ações serão realizadas dentro do programa Banco de Alimentos - Comida Boa, do governo estadual, que está implantado nas cinco unidades da Ceasa Paraná – além da Capital, em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. O tema deste ano, instituído pela Organização Mundial para a Alimentação e Agricultura (FAO), é “Comida, Água, Direitos e Equidade: Celebrando o Dia Mundial da Alimentação 2023”.

Uma das ações acontece já na próxima terça-feira (10). Será o evento “Receitas Unindo Gerações”, com a participação de idosos de famílias cadastradas junto ao programa. Eles prepararão suas receitas na cozinha industrial do Comida Boa. Três pratos serão selecionados e, no dia 16 de outubro, serão replicadas por alunos da faixa etária entre 10 e 12 anos, do Colégio Estadual Nirlei Medeiros, de Curitiba. O preparo será feito junto com os idosos e orientado pelos funcionários da Ceasa.

“Além do aproveitamento de hortigranjeiros doados pelos produtores e permissionários atacadistas que atuam nos nossos mercados, temos estendido também a participação de alunos de escolas municipais de Curitiba para visitar a Ceasa, conhecer o processo de comercialização, a qualidade nutricional dos FFLV – Flores, Frutas, Legumes e Verduras, e os trabalhos do Banco de Alimentos”, explica Antônio Leonardecz, diretor técnico da Ceasa Paraná.

O Banco de Alimentos funciona através da doação dos hortigranjeiros não comercializados pelos permissionários atacadistas e agricultores que atuam nos mercados da Ceasa Paraná. Em Curitiba, depois de separados e selecionados, esses hortigranjeiros são distribuídos para famílias e 321 instituições sociais cadastradas junto à Ceasa, como creches, hospitais públicos, asilos, casas de recuperação entre outras entidades da Capital.

Em média, por mês, o Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba faz um reaproveitamento de 516 mil quilos de hortigranjeiros, beneficiando cerca de 147 mil pessoas.

Fotos: Ceasa Paraná