Confira as Condições do Mercado 09/09/2009 - 10:55

Dos trinta hortigranjeiros de maior peso na comercialização diária na Ceasa de Curitiba, quinze estão com preços estáveis, nove em baixa e apenas seis em alta. A boa oferta de produtos no período anterior às chuvas do último feriado possibilita substituições com boa qualidade e preços convenientes.

Produzida no litoral do estado, abobrinha verde extra 2A baixou 33,33 por cento na semana. A caixa de alface crespa grande, com 18 unidades, está sendo ofertada a R$ 6,00, preço 14,29 por cento inferior ao da semana passada. A batata salsa extra 2A, comercializada em caixas com 25 quilos, foi cotada em 6,67 por cento mais barata; a caixa da cenoura nantes, com 23 quilos baixou dez por cento e a dúzia da couve flor grande caiu 11,76 por cento.

No grupo das hortaliças merecem destaque dois produtos em alta em razão da menor oferta: tomate extra 2A , pois a caixa com 23 quilos está com preço 62,50 % superior em relação à semana anterior, e a vagem macarrão extra 2A, em alta de 33,33 por cento. Ambos estão em período de entressafra no estado, e a produção paulista em seu final. A oferta, embora reduzida, está sendo mantida pela transferência de maiores distâncias, como do Espírito Santo, com custos adicionais pelo transporte. Continua a tendência de alta de batata comum especial lavada causada também pela entressafra estadual. A oferta total do produto no mercado atualmente, em alta de 42,86 %, tem procedência paulista.

Entre as frutas mais consumidas, apenas o abacaxi registrou alta, em dez por cento. Baixaram nesta semana as cotações da laranja pera grande, em 13,33 %, mamão comum formosa em 7,22 %,, melancia redonda em 5,17 % e melão amarelo grande, em 8 por cento.