Consumidor Pode Substituir 24/03/2009 - 08:48

Dois hortigranjeiros entre os vinte e nove de maior peso na comercialização da Ceasa de Curitiba estão com preços bastante elevados, mas podem ser substituídos por outros mais acessíveis na semana: a vagem macarrão extra AA, com alta de 50 por cento, e o melão amarelo grande tipo 3, com cotação 40 por cento superior à da semana passada. A oferta de vagem é suprida durante o verão pelo litoral do estado e região metropolitana porém, com o final da safra, a redução de oferta determinou cotações mais altas. Já o melão é transferido de regiões produtoras da Bahia e Rio Grande do Norte, onde a ocorrência de fortes chuvas prejudicaram a produção e a qualidade do produto. As demais altas registradas no mercado atacadista da Capital podem ser consideradas normais para o período.

A boa oferta determinou redução nas cotações de chuchu extra AA (-30 %), batata doce comum branca (- 9,09), beterraba extra AA (-3,57 ), cenoura nantes AA (- 5,71), pepino salada aodai extra AA (- 14,29), pimentão verde extra AA (- 10), abacaxi havaí grande (- 3,85), laranja pera grande (- 20), mamão comum formosa (-8,38) e tangerina ponkan grande, com queda de 28,95 por cento.

A média simples dos preços dos vinte e nove hortigranjeiros pesquisados pela Divisão Técnica da Ceasa subiu 1,62 por cento na semana devido, em grande parte, pelas altas registradas nas cotações da vagem e do melão.