Encontro da Abracen amplia integração entre as Ceasas do país 14/12/2021 - 08:10

Foi realizado em Curitiba nos dias 9 e 10, o encontro da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento – Abracen e da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento – Brastece. Participaram das reuniões 59 pessoas entre dirigentes e técnicos de 14 Ceasas do país, e de outros órgãos do governo ligados a agricultura.

Para Éder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná e vice-presidente da Abracen, “estes encontros fazem as Ceasas crescerem ainda mais”. “É importante que discutamos as boas iniciativas e ideias, que cada empresa realiza em seu Estado. Essa troca de experiências nos ajudam a integrar ainda mais o sistema de comercialização de hortigranjeiros em todo o país”, afirmou o dirigente.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara destacou o trabalho desenvolvido pelo setor no Estado. “O Paraná é uma potência agrícola. Temos uma diversidade muito grande na nossa agricultura. Muitos pequenos produtores estão bem resolvidos, e aumentamos a nossa produtividade de várias culturas”, disse o secretário.

Na apresentação do diretor-presidente do Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR, Natalino Avance de Souza foi destacada a “participação dos agricultores paranaenses também no setor de exportação para 187 países”. “Tivemos uma revolução tecnológica no Estado a partir dos anos 80. Algumas das principais cooperativas da América Latina, estão aqui no Paraná. Isso ajuda ainda mais a aumentar a produtividade agrícola do Estado”, disse Natalino Avance de Souza, que destacou também a organização dos pequenos agricultores, que “buscam também formar e se associar a pequenas cooperativas”. “Isso nos dá constância na oferta de produtos, torna a logística mais barata para o abastecimento, e garante renda para o agricultor”, completou o diretor-presidente do IDR.

A Companhia Nacional de Abastecimento – Conab também participou do encontro. O superintendente de Estudos da Agrobiodiversidade do órgão, Marisson Marinho explicou aos presentes sobre a importância dos dados coletados juntos as Ceasas do país, através do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiros – Proctor. “Temos um boletim mensal com informações do setor, além de resumos executivos semanais e outros estudos, que estão disponibilizados no site da Conab e nas redes sociais”, explicou Marisson Marinho.

A Polícia Militar, através do capitão Arnaldo, do 13º Batalhão da PMPR, também explicou aos presentes sobre as ações realizadas para a segurança e cuidados junto ao mercado atacadista da Ceasa Curitiba, assim como da segurança privada que atende na unidade. Na sexta-feira, o grupo de dirigentes e técnicos foram conhecer as instalações do Mercado do Produtor, dos pavilhões dos permissionários que atuam no atacado, e ainda do programa Banco de Alimentos – Comida Boa.

Participaram ainda do encontro, que foi realizado na sede da Federação do Comércio do Paraná – Fecomércio, e na Ceasa Curitiba, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o presidente do Sindicato dos Permissionários das Centrais de Abastecimento de Alimentos – Sindaruc, Paulo Salesbran. A próxima reunião da Abracen deverá acontecer na Ceasa de Sergipe, em Aracaju, em abril de 2022.

Fotos: Karin de Paula / Divulgação Ceasa Paraná

GALERIA DE IMAGENS