Evento na Ceasa de Londrina divulga tecnologias para a produção de hortaliças e frutas 29/08/2013 - 16:20

Segundo Ortigara, a região norte do Estado pode se tornar um centro de excelência na produção de frutas, verduras e legumes. “Temos conhecimento técnico, solo e clima favoráveis e a população procura uma alimentação de qualidade, que se faz com coisas que vêm da horta”, concluiu.

O secretário também lembrou a atividade como opção para diversificação de renda na propriedade e lembrou que muitas culturas de frutas e hortaliças foram incluídas no novo Programa de Seguro Agrícola, recentemente anunciado, abrangendo agora 29 espécies.

TECNOLOGIA – De acordo com o coordenador regional da Emater em Londrina, Sérgio Carneiro, a Hortinorte 2013 apresenta 15 unidades temáticas. Opções de cultivares de hortaliças, técnicas de manejo de lavouras, sistemas de irrigação, modelos de estufas, controle de pragas e doenças, adubação orgânica, máquinas e equipamentos para preparo do solo, pós-colheita (classificação, embalagem e rotulagem), produção suspensa de morango, projeto de produção de sucos (da Cooperativa Integrada) e projeto de produção de palmito, coco e citrus (da Cocamar) são alguns dos temas abordados no evento.

PRODUÇÃO – A área cultivada com hortaliças no Paraná é da ordem de 121.254 ha, e a produção atinge 3.187.953 toneladas (safra 2010/11), segundo o Departamento de Economia Rural da Seab.

Batata, cebola, tomate, repolho, cenoura, couve-flor, pepino, alface, beterraba, pimentão, chuchu e abobrinha são as principais espécies cultivadas no Paraná.

A região norte do Estado participa com 19,7% da área plantada, com destaque para a produção em ambiente protegido (estufas).

A Hortinorte 2013 prossegue até sábado (31). O evento é uma promoção da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, por intermédio das empresas vinculadas Emater-PR e Ceasa-PR, com apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e município de Londrina.


GALERIA DE IMAGENS