Governo anuncia programação para comemoração do Dia Mundial de Alimentação 13/10/2008 - 13:30

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado todo dia 16 de outubro, ganha uma programação especial do Governo do Paraná. Na terça-feira (14), durante a Escola de Governo, será realizada uma exposição sobre as atividades desempenhadas pelos órgãos vinculados à Secretaria de Agricultura e do Abastecimento – Seab.

A data marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação - FAO, fundada em 1945`, e tem por o objetivo conscientizar a população sobre a fome e a desnutrição, que matam diariamente milhares de pessoas em todo o mundo. Todos os anos vários países celebram este dia, como forma de lutar contra a fome.

No Paraná, o mais importante produtor de alimentos do Brasil, as fases da cadeia produtiva serão apresentadas pela Secretaria e suas vinculadas. A Seab representará o coração da produção, responsável por crédito agrícola, programas e as estimativas de mercado.

O Iapar - Instituto Agronômico do Paraná representará a pesquisa e as sementes, primeira etapa do ciclo produtivo. Caberá ao CPRA - Centro Paranaense de Referência em Agroecologia mostrar as ações desenvolvidas no campo da agroecologia, e a Emater, as técnicas agrícolas e a extensão rural, como forma de oferecer apoio e orientação aos produtores.

A Claspar - Empresa Paranaense de Classificação de Produtos demonstrará as ações referentes à classificação do que é produzido no Estado; a Codapar - Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná o seu papel frente à armazenagem de produtos. A Ceasa Paraná - Centrais de Abastecimento do Paraná demonstrará o processo de comercialização final, do que vem da lavoura e chega à mesa do consumidor.

De acordo com Mário Luiz Antonelo, o programa Leite das Crianças, que distribui 175 mil litros de leite por dia, tem contribuído com os ideais do Dia Mundial da Alimentação. “O programa do Governo do Estado é a oportunidade para as pessoas que não tinham acesso a um alimento rico e nutritivo como o leite. Agora, todos estão consumindo. É também uma maneira de influenciar a cadeia produtiva, pois a qualidade da bebida que chega ao consumidor final é melhor”, garante.

Na quinta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, uma tenda será montada na Boca Maldita, no centro de Curitiba, onde a população receberá orientações e poderá esclarecer dúvidas com os técnicos de diversas secretarias de Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seab