Governo avalia investimentos nas Ceasas do Paraná 21/01/2008 - 12:00


O governo do Estado deverá anunciar nas próximas semanas um planejamento para investimentos e remodelação das Ceasas do Paraná em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel. Segundo informações da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento – Seab, várias regiões do Estado encaminharam pedidos para a instalação de mercados atacadistas que estariam ligados ao sistema da Ceasa.

“Temos que avaliar estes pedidos. Precisamos fazer uma boa análise de mercado para que possamos adaptar e integrar da melhor maneira possível tanto a produção de hortigranjeiros como o seu escoamento para as principais cidades do Paraná, assim como promover o intercâmbio com outros Estados”, avalia Antônio Comparsi de Mello, diretor presidente da Ceasa Paraná.

O dirigente informou ainda que o governo vem trabalhando no momento com duas possibilidades de expansão das Ceasas para as regiões Central e Oeste. “A prefeitura de Umuarama esta conversando conosco, ond seria cedido uma área em comodato para a instalação de um mercado atacadista de hortigranjeiros”, disse Antônio Comparsi de Mello. A outra região em estudo seria em Ivaiporã, no Centro do Estado, que também poderia comportar uma área de entreposto para o escoamento dos produtos da agricultura familiar.

“São ações que visam incrementar e dar mais alternativas para a comercialização da produção de hortigranjeiros, assim como o comércio de orgânicos, que vem ganhando destaque junto ao consumidor”, afirma o presidente da Ceasa Paraná.

Sobre a criação de novas unidades da empresa em outros municípios do Estado, Antônio Comparsi de Mello explica “que esse é um pedido encaminhando por várias prefeituras interessadas também em fortalecer o setor agrícola em suas regiões”. “Em conjunto com a Seab e o governo do Paraná, estamos avaliando esses pedidos”, lembrando também que “novos investimentos serão feitos para melhorarem as estrutura já existentes das Ceasas no Estado”
Na última sexta-feira, o vice-governador, Orlando Pessuti esteve visitando a Ceasa de Maringá, onde em companhia de Antonio Comparsi de Mello, manteve reunião com usuários e permissionários do mercado. Participaram ainda do encontro o chefe do escritório da Seab em Maringá, Renato Cardoso os presidentes das associações dos Permissionários, José Carinhato, e dos Produtores, Vanderlei Selegrin. A reunião teve também a presença do secretário estadual do Planejamento, Ênio Verri e do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli.