Implantação de Vitrine Tecnológica na produção de Olerícolas, Frutas e Flores 30/01/2023 - 13:29

Com o objetivo de fomentar novas tecnologias, na produção de olerícolas, frutas e flores, e para motivar a competitividade na região noroeste do estado do Paraná, ocorreu a primeira reunião com os técnicos do Sistema da Secretaria da Agricultura, onde participaram pelo CEASA Antonio Leonardecz diretor técnico do CEASA Paraná e André Varago agrônomo das unidades de Maringá e Londrina; pelo IDR-Paraná Pedro Cerere Filho gerente Regional de Maringá, Eduardo Mazzuchelli coordenador regional de lavouras, Nilson Z. B. Ferreira extensionista da unidade municipal de Maringá e Elzo Nunes que assessora o CEASA; pela SEAB Jucival Pereira de Sá, Chefe do Núcleo de Maringá.

A vitrine tecnológica, ficará instalada em uma área de aproximadamente 4,0 hectares na unidade da CEASA Paraná Maringá de forma permanente, e será utilizada para difusão e transferência das mais modernas tecnologias de produção de olerícolas, frutas e flores, tanto na produção convencional como orgânica. O foco é a profissionalização da cadeia produtiva, visando a produção na quantidade e qualidade que o mercado exige e promovendo também a segurança alimentar.

O foco tecnológico terá três principais pilares: produção sustentável, cultivo protegido e o uso racional da água através de sistemas de irrigação adequados.

Todos os agricultores da região Noroeste, bem como profissionais e estudantes, poderão ter acesso as tecnologias que serão mostradas na vitrine, e assim, melhorar o sistema de produção em suas propriedades.