MDS firma parceria com Rede de Bancos de Alimentos para ações de combate à fome 09/11/2023 - 14:50

Ministro Wellington Dias destacou a necessidade de reduzir o desperdício de alimentos, desde a produção até a mesa das famílias

Com o intuito de discutir o panorama atual e os desafios envolvidos na reestruturação da Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA), o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), uniu-se ao Serviço Social do Comércio (SESC) na realização do 3º Encontro Nacional de Bancos de Alimentos. A retomada do diálogo responsável e do compromisso com a segurança alimentar e nutricional, por meio do fortalecimento e da integração dos bancos de alimentos, permeou os debates do seminário.

Como parte da programação, nesta terça-feira (07.11), o MDS assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). A parceria vai garantir suporte técnico para orientar processos de implantação e de modernização dos bancos de alimentos nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), auxiliando as políticas públicas de combate à fome a serem executadas em âmbito nacional.

“Estamos tratando de como reduzir perdas e desperdício”, definiu o ministro Wellington Dias. “Junto com o SESC Mesa Brasil, a rede Ceasa e os bancos de alimentos do país inteiro, celebramos uma parceria que vai ajudar a tirar o Brasil do mapa da fome. Para isso, temos que reduzir perdas, desde a produção, o transporte, a armazenagem e a indústria. Também precisamos evitar o desperdício, do local de comercialização até a mesa das famílias, até o consumo”, disse o titular do MDS.

Seguindo o mesmo argumento, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, chamou a atenção para o esforço conjunto. “O propósito desta reunião é restabelecer a rede e criar conexões para que, daqui para a frente, possamos ter um trabalho efetivo de apoio aos bancos de alimentos e à coordenação da rede. Com isso, teremos a possibilidade de voltar a atuar no apoio que o MDS deu ao longo dos anos aos bancos de alimentos, não só com a doação de alimentos ou com a entrada de alimentos via programa de aquisição, mas também na formação profissional e em uma série de outras ações”, avaliou.

O presidente da Abracen, Eder Eduardo Bublitz, reforçou o discurso de parceria: “As Ceasas do Brasil estão à disposição do Governo Federal para que possamos fazer, juntos, o melhor pelo nosso país”.

A partir de levantamento realizado em 2019, foram identificados 217 bancos de alimentos em atividade. Desse total, 57,2% são bancos não públicos (Rede Mesa Brasil Sesc, Organizações da Sociedade Civil, Ceasas) e 42,8% são bancos públicos municipais distribuídos pelas cinco regiões, com destaque para Sudeste (96), Sul (51) e Nordeste (42).

Assessoria de Comunicação – MDS