Média dos Preços em Alta 03/03/2009 - 10:28
Três produtos entre os vinte e nove de maior peso na comercialização da Ceasa de Curitiba puxaram a alta dos preços nesta semana: tomate extra AA, com cotação 36,36 por cento mais elevada; pepino salada Aodai extra AA com alta de 23,08 e limão tahiti médio, com 27,78 por cento. A média simples semanal de preços subiu 1,86 por cento, se comparada à semana anterior.
Segundo informações da Divisão Técnica da empresa, as oscilações climáticas registradas desde o início do ano, com picos de temperatura e umidade devido às chuvas, interferem na produção com reflexos nos preços finais ao consumidor. Além disso, a safra paranaense de tomate tanto da região metropolitana quanto de Reserva, no norte pioneiro, está no final, e a oferta local está sendo reforçada com volumes transferidos de Santa Catarina e São Paulo. A alta nas cotações do limão também pode ser atribuida ao maior consumo no período de carnaval, pois a oferta na Ceasa de Curitiba é basicamente de regiões produtoras paulistas. Os demais produtos em alta são aipim comum, batata comum especial lavada, batata doce comum branca, beterraba extra AA e cenoura nantes AA. Entre as frutas, abacaxi havaí grande, banana caturra primeira, mamão comum, manga tomy, melão amarelo grande tipo 8 e uva niagara rosada. É necessário ressaltar que a maior parte delas são importadas de outros estados.
Produtos com preços mais acessíveis nesta semana: abóbora seca, abobrinha verde extra AA, chuchu extra AA, couve flor grande, pimentão verde extra AA, repolho híbrido grande, e vagem macarrão extra AA. As frutas com melhores cotações são abacate geada e laranja pera grande .
Cotações estáveis para a alface crespa e cebola pera nacional, além da maçã nacional vermelha gala, melancia redonda, tangerina murkote grande e ovo branco extra.