Mercado Com boas Opções 26/05/2009 - 11:13
As variações de preços dos trinta hortigranjeiros de maior peso na comercialização da Ceasa do Paraná foram normais para o período, com exceção do chuchu que teve uma alta de 50 por cento devido ao final da safra na região metropolitana. Segundo informações da Divisão Técnica- DITEC, há previsão da entrada da safra que se inicia no litoral do estado, e transferências de chuchu de regiões produtoras do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O reforço nos volumes ofertados poderá estabilizar as cotações do produto já nos próximos dias. A abobrinha verde extra AA está com cotação 22,22 por cento superior à semana passada, e o pimentão verde extra AA com 20 por cento, embora sua oferta esteja sendo intensificada através do Ceagesp. Entre as frutas, destaca-se apenas a alta da uva niagara rosada ( + 22,22), por causa da redução de oferta da produção paranaense. Volumes estão sendo transferidos do interior de São Paulo para melhorar a oferta atual.
Com dez hortigranjeiros com preços em baixa, e onze estáveis, o mercado oferece boas opções de compra: abobora seca (- 14,29 %), batata comum especial lavada (- 7,69), batata doce comum branca (- 22,22), beterraba extra AA (- 10), pepino salada aodai extra AA (- 9,09), tomate extra AA (- 13,04), laranja pera grande (- 10), maçã nacional vermelha gala (- 5,26), mamão comum formosa (- 6,54), e manga tomy (-12,50 %).
Produtos como a alface, cebola, aipim e repolho- de grande consumo na Capital, destacam-se entre aqueles com preços estáveis.
A média ponderada dos trinta hortigranjeiros caiu, na semana, 4,79 por cento.