Mercado Registra Quedas nas Cotações 17/03/2009 - 08:22
Depois de duas semanas consecutivas em alta, o mercado hortigranjeiro operado por produtores e atacadistas da Ceasa de Curitiba apresentou estabilidade, e vários produtos apresentam queda nas cotações. Nesta semana, apenas dez entre os vinte e nove hortigranjeiros mais consumidos na Capital estão com preços mais elevados.
Entre as altas, a couve for teve o maior índice (50 por cento) devido à pouca oferta. Segundo informações coletadas pela Divisão Técnica da empresa entre produtores de couve flor da região metropolitana que comercializam diretamente na Ceasa, há pouca oferta de sementes no mercado. Além disso, o excesso de calor interferiu na fase de plantio, reduzindo a oferta para o consumidor final.
A cotação do tomate está em baixa devido a boa oferta da produção de Santa Catarina, reforçada pela intensificação da segunda fase da colheita paranaense. No início desta semana o tomate foi ofertado com preços 47,37 por cento inferiores, comparados à semana passada.
Nesta época do ano aumenta também a oferta de limão tahiti médio, procedente de regiões produtoras paulistas e paranaenses. A cotação do produto caiu 31,82 por cento. Outros produtos com reduções significantes de preços são abobrinha verde Extra AA (- 23,08 %), vagem macarrão extra AA (- 20,00 %), aipim comum (- 16,67 %), batata doce comum branca (- 12,00 %) e banana caturra primeira (- 10,00 %).
A média simples dos vinte e nove hortigranjeiros analisados semanalmente caiu 2,49 por cento.