Novo Regulamento de Mercado da Ceasa
Paraná será adotado a partir de dezembro
28/11/2014 - 10:10

Regulamento
 Entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 1º de dezembro, o novo Regulamento de Mercado das Centrais de Abastecimento do Paraná – Ceasa-PR. Distribuídas em 12 capítulos, em 43 artigos, as normas foram avaliadas e discutidas com agentes do setor e avaliações feitas junto a outras Centrais de Abastecimento buscando trazer um regulamento mais simples, claro e objetivo.
“Criamos um grupo de trabalho que fez vários estudos buscando melhorar as necessidades de modernizar o nosso Regulamento de Mercado. Ele disciplina e atribui responsabilidades a todos que atuam em nossos mercados”, afirma Abdel Naser, diretor técnico da Ceasa Paraná.
Além de orientar e dar um tratamento igualitário para produtores, atacadistas, prestadores de serviços e demais usuários das Centrais de Abastecimento no Estado, o novo regimento interno também normatiza as as diretrizes para o exercício das atividades de comercialização, distribuição, abastecimento de hortigranjeiros e dos serviços executados nas instalações da empresa.
“A última vez que o nosso Regulamento de Mercado havia passado por uma avaliação foi em março de 1996. Precisávamos rever algumas questões e adapta-las as necessidades de hoje”, explica o diretor técnico da Ceasa Paraná.
Entre estas novas ações estão itens ligados a disciplinar não só a movimentação de cargas dentro do mercado, como por exemplo a preocupação de identificar, embalar e rotular os produtos conforme prevê a legislação do setor. Além do setor dos pavilhões e boxes questões também ligadas as áreas dos Mercados dos Produtores foram melhor trabalhadas no novo Regimento de Mercado. “Temos um cadastramento mais efetivo de quem atua nesses locais, atribuindo responsabilidades e normatizando condutas de padronização no manuseio, acondicionamento, transporte e até a exposição dos produtos no nosso atacado”, diz Abel Naser.
O novo Regulamento de Mercado da Ceasa Paraná estará a disposição de todos os usuários nas respectivas gerencias das unidades da empresa, ou poderá ser acessado a partir da próxima segunda-feira na página eletrônica no endereço www.ceasa.pr.gov.br, ou direto no link www.ceasa.pr.gov.br/arquivos/File/Regulamento/Regulamento_de_Mercado.pdf.
Movimentação
As cinco Ceasas do Paraná - Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – comercializam em média, por ano, 1,2 milhões de toneladas de hortigranjeiros. Estão cadastrados nestas cinco unidades 6.200 agricultores, que vendem diretamente suas produções no mercado, e mais 654 empresas atacadistas, que também auxiliam a promover o intercâmbio da comercialização para outras regiões do Brasil, assim como outros países da América Latina.