Parceria entre Provopar e Ceasa vai otimizar distribuição do Banco de Alimentos 29/11/2012 - 08:20

O presidente da Ceasa/PR, Luiz Dâmaso Gusi, falou sobre os benefícios da parceria. “É muito bom firmar parcerias com pessoas comprometidas e competentes. Através dessa gestão compartilhada vamos dinamizar muito o alcance das doações que hoje atigem 40 entidades de Maringá e região, totalizando 26 mil pessoas atendidas por mês e com distribuição de 1,7 tonelada mensal. A questão da segurança alimentar também é uma preocupação, e com essa parceria vamos aumentar a produção do Bando de Alimentos que repassará alimentos seguros às entidades. Assim com o Provopar, estamos envolvidos de corpo e alma nesse projeto especial”, afirmou o presidente da Ceasa, que estava acompanhado por diretores da Central de Maringá e representantes do Governo do Estado.
O convênio vai trazer novas ações no combate ao desperdício de alimentos, auxiliando na sensibilização de comerciantes e produtores para a realização de doações dos produtos excedentes. Outra ação é sanar o problema do desperdício alimentar e atender entidades com necessidades específicas através de convênios com supermercados, padarias e outros estabelecimentos do ramo alimentício. O Provopar vai realizar uma reunião com os produtores e entidades para explicar as metas da gestão compartilhada.
A presidente do Provopar, Bernadete Barros, falou da emoção e da felicidade em assinar o convênio. “Tivemos muita conversa antes de fecharmos a parceria que se consolida hoje. É um dia muito feliz e estou emocionada por, enfim, colocar esse projeto para funcionar. Essa parceria vai dar melhores condições de alimentação saudável para os assistidos pelas entidades e para as famílias de vulnerabilidade alimentar. Vamos, através do auxílio prestado pelo Cesumar, garantir que os alimentos sejam manipulados com total higiene, segurança e reaproveitamento entregando para as entidades embalados e prontos para o consumo. Para melhor reaproveitamento dos alimentos vamos produzir polpas, sopas, doces e compotas, o que aumenta o prazo de validade, fazendo com que o Banco de Alimentos seja referência para o todo o estado”.
O prefeito Silvio Barros ressaltou a importância da parceria entre Ceasa e Provopar. “Esse é um projeto sólido, inteligente e que vai tornar o serviço prestado pelo Banco de Alimentos mais eficiente, trazendo inúmeros benefícios às entidades e famílias que podem participar do programa. Agradeço aos diretores da Ceasa/PR Maringá e ao governador Beto Richa por aceitar essa parceria e proporcionar a Maringá um novo conceito no processamento e reaproveitamento dos alimentos”.

Nova Ceasa/Novo conceito
O presidente da Ceasa/PR, Luiz Dâmaso Gusi, aproveitou a reunião para falar sobre o Plano de Modernização da Ceasa/PR Maringá, que segundo ele será a primeira do Estado a implantar esse conceito moderno. “O projeto está bastante adiantado e para essa melhoria a equipe da Ceasa e da Prefeitura passa ser uma só, em busca do mesmo objetivo, ser referência para o país. Estamos numa posição privilegiada, com a Ceasa no eixo de planejamento da cidade, integrando o aeroporo e o novo Parque Cidade Industrial, que favorecerá o modal logístico. Estamos entusiasmados e confiantes nesse novo conceito”.
O prefeito Silvio Barros explicou que além da implantação de um terminal multimodal no aeroporto, explorando o entroncamento rodoferroviário que passa no entorno, a região está recebendo a Cidade Industrial, será cortada pelo futuro traçado do Contorno Sul, terá uma nova área de lazer e um eixo de comércio e serviços, além de outros projetos estratégicos. “Nosso aeroporto está homologado para operar com cargas internacionais, e a Ceasa local pode aproveitar esse potencial”.
O modelo atual das centrais de abastecimento, de acordo com Gusi, está esgotado, e é preciso adequar à realidade. “O novo conceito para as centrais de abastecimento do Paraná é baseado nos modelos italianos. Vamos adotar um modelo com eficiência logística, com redução do desperdício e com custos mais baixos. O prefeito eleito Roberto Pupin conhece nossa proposta e já se mostrou comprometido como projeto, que vamos fazer acontecer”, finalizou o presidente da Ceasa/PR.

Fonte:Assessoria de Comunicação
          Prefeitura Municipal de Maringá

GALERIA DE IMAGENS