Primeira rodada de negócios aproxima compradores e cooperativas familiares na Ceasa 05/11/2021 - 13:52

Foi na quinta-feira (04/11) a primeira rodada de negócios entre representantes de cooperativas familiares e potenciais compradores que frequentam a Ceasa (Central de Abastecimento do Paraná S.A.) de Curitiba. A iniciativa faz parte do trabalho de assessoria que o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) presta a cooperativas familiares, por meio do projeto Mais Gestão da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). O objetivo foi apresentar produtos e aproximar cooperativas e compradores. Novas rodadas serão realizadas ainda este mês em Londrina, dia 12, e em Foz do Iguaçu, no dia 25.

Esta primeira rodada de negócios contou com a participação de 23 cooperativas da região Centro-Sul do estado e Litoral, representando 6.000 produtores cooperados. Na oportunidade foi apresentada uma diversidade de produtos, desde hortaliças e frutas in natura, até alimentos processados.  De acordo com Sérgio Auffinger, coordenador estadual de Organização Rural e Mercado do IDR-Paraná, além de aproximar as cooperativas das empresas compradoras dos produtos a rodada de negócios visa abrir novos espaços de mercado. Todas as permissionárias da Ceasa foram convidadas para o encontro que também contou com a participação de cooperativas e associações assessoradas pela ADEOP (Associação de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná).

Negociações
Maria Miranda Batista, da Associação dos Remanescentes de Quilombos do Bairro Areia Branca, em Bocaiúva do Sul, percorreu 200kg para chegar à Ceasa de Curitiba. Ela ficou animada com o encontro na Central. "Essa rodada de negócios é maravilhosa. Estamos conhecendo muita coisa que a gente não vê lá na comunidade. É uma oportunidade de mostrar nossos produtos", destacou. A Associação é praticamente tocada por cinco mulheres da comunidade. Elas produzem bala de banana, chip de mandioca e de banana. Por enquanto as produtoras não têm um comprador fixo, e vendem para atravessadores. "Achamos que esse nosso trabalho já dá para ajudar a comunidade que fica muito isolada", observou Maria Batista. 

A iniciativa também foi conhecida por representantes da RRIA, Propósito& Tecnologia, empresa que pretende levar mais tecnologia a produtores e conectá-los com comerciantes finais via aplicativos. "A rodada foi interessante para entendermos como aplicativos podem ajudar os pequenos produtores a escoar sua produção", destacou Isadora Cordova, da área de Atendimento. A empresa já desenvolveu aplicativos para diversos segmentos como hotelaria, saúde, mobilidade, mercado pet e serviços sociais.  

De acordo com Auffinger está entre as metas do programa Mais Gestão ter as oficinas com potenciais compradores, onde se encaixa a rodada de negócios realizada na Ceasa. "Além da oportunidade de encontrar novos compradores, os representantes das cooperativas conheceram a experiência de comercialização na Central", explicou Auffinger. Segundo ele, muitas dessas cooperativas participam apenas do mercado institucional e, até então, não tinham contato com os compradores. "Os recursos com essas compras institucionais vêm caindo. Então o passo seguinte é que as cooperativas saiam desse mercado, mas para isso é preciso melhorar a qualidade dos produtos e negociar com os compradores", observou o extensionista. Para ele, essa rodada pode alavancar os negócios das cooperativas, pois as Centrais de Abastecimento oferecem um grande número de compradores, sejam atacadistas ou pequenos mercados.
 

Mercado potencial
A Cooperativa Nova Citrus, que reúne 70 produtores de Nova América da Colina e outros dez municípios da região Norte do Paraná, já é conhecida na Ceasa de Curitiba. A cooperativa mantém um funcionário exclusivo para atender a capital. Para Natanael Francisco de Melo, diretor presidente da cooperativa, Curitiba é o local onde o comércio de laranja é mais forte e a rodada de negócios é uma maneira de aproximar os compradores da cooperativa. Melo está de olho no futuro.  "A Nova Citrus produz atualmente 400 mil caixas (de 23kg) de laranja pera por ano. Mas a estimativa é superar 600 mil caixas nos próximos dois anos. Para isso é preciso ter mercado, lembra o dirigente da cooperativa. 

Dalvan Mallmann, extensionista do IDR-Paraná que atende os produtores na Ceasa, disse que a rodada de negócios foi uma possibilidade de inserção no mercado que antes as cooperativas não tinham. "A iniciativa fomenta o acesso ao espaço da Ceasa. Também estamos pensando em um outro formato de participação, trazendo as cooperativas para comercializar no Mercado do Agricultor durante um dia inteiro. Seria como uma feira das cooperativas na Ceasa", concluiu Mallmann.   

Reportagem: Roberto Monteiro

Fotos Divulgação: IDR-PR

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