Programa social Capacita Mais Paraná passa a alcançar mais pessoas nas Ceasas do Estado 20/04/2022 - 08:23

A Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná, vinculada à Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), lançou nesta terça-feira (19), na Ceasa Curitiba, um nova etapa do projeto Capacita Mais Paraná.

As primeiras ações do projeto aconteceram em 2021 na Ceasa Curitiba, sob o nome de Páscoa Solidária. Na ocasião, o programa Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná, e o Departamento de Policial Penal (Deppen), promoveram curso para apenadas e apenados que trabalham no local. Neste ano já foram realizadas ações similares junto ao Banco de Alimentos das Ceasas de Londrina e Maringá, com o objetivo de ampliar ainda mais o escopo do atendimento.

O primeiro curso de 2022 aconteceu no Banco de Alimentos da Ceasa de Londrina. Ele foi ministrado pela nutricionista Adriane Tondinelli. Participaram 12 alunos que fazem parte do convênio do Deppen com o Banco de Alimentos do município. Em seguida ele passou por Maringá.

Agora, além dos trabalhadores do Banco de Alimentos, o Capacita vai alcançar outras entidades, organizações socioassistenciais sem fins lucrativos e famílias cadastradas no Ceasa. “O Capacita Mais Paraná tem a finalidade de preparar famílias, pessoas em vulnerabilidade social e econômica, dando a elas mais conhecimentos sobre o reaproveitamento e o preparo de alimentos básicos, além de informações relacionadas à segurança alimentar”, disse Luciana Sato Massa, presidente do Conselho de Ação Solidária e primeira-dama do Paraná.

“Os cursos e oficinas buscam dar às pessoas envolvidas também a possibilidade de uma geração de renda extra com a venda desses produtos”, acrescentou.

Para Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e do Abastecimento, capacitar significa oferecer e melhorar habilidades. “Desde o primeiro momento em que nos foi apresentada essa proposta consideramos viável a sua execução, nos auxiliando dentro das politicas do Estado nas questões ligadas à segurança alimentar”, disse. Ele também adiantou que nos próximos dias será lançado um edital de R$ 35 milhões para a compra de alimentos básicos que serão repassados para entidades que acolhem pessoas carentes no Estado.

CERTIFICAÇÃO – No mesmo evento foram entregues os certificados de conclusão de dois cursos de Panificação para 24 pessoas de 15 entidades e famílias cadastradas junto ao programa Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba. As aulas teóricas e práticas e o processamento de alimentos são realizados na Cozinha Industrial do Banco de Alimentos.

Participaram dos dois cursos na Ceasa Curitiba representantes das associações de Catadores de Materiais Recicláveis Parceiros do Meio Ambiente; de Acolhimento Rancho dos Profetas; Amor e Movimento – Amovi; da Mandiritubense de Amigos dos Idosos; Hospital São Julian; Comunidades Terapêuticas Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro; Valentes de Davi; famílias atendidas no Banco de Alimentos – Comunidades; Deppen – Equipe Cozinha Industrial; Legião da Boa Vontade – LBV; Instituto Mães de Misericórdia Servas dos Pobres; Passos da Criança; e Apae de Pinhais.

BANCO DE ALIMENTOS – Com o objetivo de aumentar a segurança alimentar, o Banco de Alimentos doa mensalmente cerca de 640 toneladas de alimentos processados e congelados para centenas de famílias e entidades sociais. Apesar de estarem em bom estado para consumo, os alimentos doados por permissionários atacadistas e produtores da Ceasa não têm padrão de comercialização e, por isso, eram descartados. Com o projeto, esses produtos hortifrutigranjeiros passaram a ser selecionados, processados e congelados, para depois serem enviados a famílias necessitadas.

Segundo Éder Bublitz, presidente da Ceasa, a participação dos permissionários atacadistas e dos produtores que fazem as doções dos hortigranjeiros e produtos para o Banco de Alimentos tem sido fundamental para que o Estado seja referência nacional em ações como as realizadas pelo programa.

“Saímos de 50 toneladas/mês de doações há cinco anos para termos no último mês de dezembro (2021) a doação de 429 toneladas. Temos agora essa nova atividade junto ao projeto Capacita Mais. Nossa equipe de trabalho e dos demais parceiros e entidades que participam deste projeto têm sido importantes nesse trabalho social”, afirmou.

“Temos outras ações de preparo, de opções da produção artesanal de alimentos como doces, geleias entre outros”, complementou Joelma Kapp, instrutora alimentar do Senar Paraná, que também integra o grupo de apoio ao projeto.

APOIADORES – Além da Ceasa, Seab, Sejuf, Deppen e Senar/PR, participam ainda do apoio do programa o Sindaruc, Faep, Fetaep e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Fotos: Karin de Paula - Divulgação Ceasa/PR - Valdelino Pontos / AEN