Semana Mundial da Alimentação encerra ações
com teleconferência nas Ceasas do Paraná
15/10/2015 - 16:50

Regina
 Termina nesta sexta-feira, 16 de outubro, a Semana Mundial da Alimentação, promovido pelo Governo do Estado, através da Ceasa Paraná em parceria com o movimento Slow Food Pró-Vita Curitiba, e demais órgãos públicos e instituições de ensino. No Centro de Eventos da Ceasa de Curitiba, a teleconferência com a chefe de cozinha Regina Tchelly, idealizadora do programa Favela Orgânica, do Rio de Janeiro, encerrará a programação da semana que teve 19 eventos entre aulas práticas de utilização e reaproveitamento de hortigranjeiros, palestras, workshops, debates, exposições sobre culinária, gastronomia, exposições fotográficas e lançamento de livro de receitas.

Além dos cursos práticos realizados na Cozinha Industrial da Ceasa em Curitiba, com alunos de gastronomia da Faculdade Opet, e de culinária da Faculdade Estácio, Regina Tchelly também esteve em Quatro Barras. A chefe de cozinha fez uma palestra para merendeiras e moradoras que integram organização Ames, de Borda do Campo, comunidade mostrando possibilidades de levar mais comida à mesa sem desperdiçar.

O Dia Mundial da Alimentação foi instituída pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e busca informar e conscientizar a população sobre questões relacionadas à nutrição e à alimentação, destacando a luta contra a fome. No Paraná o tema escolhido neste ano é o “consumo consciente, não ao desperdício”.

“As Ceasas, através dos agricultores e permissionários atacadistas, e demais agentes que atuam nesses mercados, tem uma importante função na comercialização e distribuição de alimentos. As cinco Ceasas do Estado também estão inseridas na busca constante para melhorar essas estruturas e ações, proporcionando ao consumidor adquirir um produto com qualidade e saudável”, afirma Natalino Avance de Souza, diretor presidente da Ceasa Paraná.

“Integramos várias ações com as atividades das Ceasas no Paraná. Além dos cursos de reaproveitamento dos hortigranjeiros, em suas várias formas e fases, mostramos também que é possível evitar o desperdício de alimentos. Ou seja, buscamos definir estratégias para beneficiar as populações mais carentes, vulneráveis”, diz João Luiz Simões Cordeiro, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, um dos coordenadores da Semana Mundial da Alimentação no Estado.

Outra ação que encerrará a programação na Ceasa de Curitiba será feita por alunos do Colégio Estadual Ivone Pimentel. Os estudantes formularam questões e pensamentos do que esperam do cultivo e da produção de alimentos no planeta para os próximos 30 anos. “Essas cartas serão colocadas numa “cápsula do tempo”, para ser aberta depois pelas futuras gerações que saberão dos desafios que estamos fazendo para erradicarmos a fome e diminuirmos o desperdício de alimentos em nosso planeta”, explica João Luiz Simões Cordeiro.

Ações do Outubro Rosa na Ceasa de Foz do Iguaçu

Na Ceasa de Foz do Iguaçu serão realizados hoje ações no Pavilhão do Produtor da unidade, envolvendo atividades do “Outubro Rosa”, com serviços na área de saúde, medição da pressão arterial, teste e glicemia, por parte do Senac. Por parte do Provopar de Foz do Iguaçu serão feitos serviços de estética – corte de cabelo e manicure. Outra atividade também na Ceasa será uma palestra de reaproveitamento e alimentação saudável, com professores dos cursos de gastronomia e panificação do Provopar Ação Solidária de Foz do Iguaçu – ver programação abaixo.

Nas unidades da Ceasa em Londrina, Maringá e Cascavel, as atividades envolvem também ações junto ao programa Banco de Alimentos, desenvolvido pela empresa em conjunto com os produtores e permissionários atacadistas.

Participaram ainda da organização da Semana Mundial da Alimentação, o Sindicato dos Permissionários da Ceasa – Sindaruc, a Associação dos Produtores da Ceasa de Curitiba – Aprotiba, as Faculdades Opet, Estácio, da Puc Paraná, Sebrae, TecPuc-PR, Sanepar, das TV e Rádio E-Paraná, Rotary Club de Curitiba, e do Instituto Estre – Cavo. Confira a programação e atividades do evento no endereço eletrônico www.ceasa.pr.gov.br.

SEMANA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Programação
Data: 16 de outubro, sexta-feira

Horário: das 8 às 11 horas
Atividade: Mão na massa, com Regina Tchelly, Cidadania na Ceasa Curitiba - Espaço do Saber com Opet, Puc-PR, Tecpuc, Faculdade Estácio, Sebrae.
Local: Centro de Eventos e Cozinha Industrial, da Ceasa Curitiba, BR 116, Tatuquara
Atividades: Palestras sobre o Dia Mundial da Alimentação
Local: Ceasas de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu

Horário: 11 horas
Atividade: Teleconferência da palestra magna com Regina Tchelly, nutricionista e chefe de cozinha – Com amor sem desperdício.

Horário: 14 horas
Atividade: Monumento Cápsula do Tempo
Local: Ceasa de Curitiba, BR- 116, Tatuquara

CEASA FOZ DO IGUAÇU
Local: Pavilhão do Produtor – Av. Juscelino Kubitschek, 1254 – Jardim América
das 8h30 às 10h45
Atividade: Aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Parceiro SENAC/Foz do Iguaçu através do Curso Técnico de Enfermagem.

das 8h30 às 12h30
Atividade: Serviços gratuitos de corte de cabelo e manicure. Parceiros PMFI/PROVOPAR – Ação solidária de Foz do Iguaçu através do programa Ônibus Escola de Beleza.

das 9h às 10h45
Atividade: Café da manhã e palestras sobre o reaproveitamento de produtos hortícolas dentro do programa Alimentação Saudável. Parceiros: PMFI/PROVOPAR – Ação Solidária de Foz do Iguaçu através dos Cursos de Gastronomia e Panificação.

Regina


Regina