Seminário sobre fruticultura reúne 500 produtores e técnicos do Estado na Lapa 30/06/2022 - 15:48

Aproximadamente 500 produtores de frutas de vários municípios paranaenses reuniram-se na Estação Experimental do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), no município, para o 8º Seminário Estadual de Fruticultura de Clima Temperado. Além de palestras e debates técnicos, houve atividade de campo nos pomares da Estação Experimental.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que, apesar de o Paraná ser produtor de várias espécies de frutas, ainda importa muito de outros Estados. “Estamos perdendo oportunidades”, afirmou. Por isso, elogiou o evento na Lapa, que tem entre os objetivos estreitar a articulação entre as cadeias produtivas, reforçar a necessidade de maior organização e melhorar a eficiência no campo.

“Tudo vale a pena quando é bem feito, a ciência e o conhecimento estão evoluindo a nosso favor, tem coisa vindo para ajudar a melhorar o desempenho ou para ajudar a fazer mais usando a mesma força”, disse o secretário, em conversa com os produtores. “Devemos nos esforçar sempre, com atualização a todo momento com informação que agrega, que contribui para fazer as coisas de forma melhor; e não é só produzir bem, também colher bem, tratar bem, distribuir bem e vender bem, senão o esforço fica no meio do caminho”.

Ele alertou sobre a necessidade de eficiência nas atividades. “Quanto mais ineficiente for o trajeto entre nós e o consumidor, quanto mais custo tiver, menos vai sobrar no bolso; por isso é preciso aproveitar integralmente o que cada espécie pode fornecer para que a gente possa agregar valor e vender para fora”, afirmou.

PROGRAMAS – Ortigara acentuou que há espaço para ampliação e fortalecimento da produção e apresentou algumas das ações que o Estado tem feito para isso. Um dos caminhos é o programa de Revitalização da Viticultura Paranaense (Revitis), que apoia a cadeia produtiva da uva por meio do fortalecimento do setor produtivo, agroindustrial e turístico. Um dos pilares do programa é a implantação e manutenção de viveiro para multiplicação do material propagativo de videira com qualidade genética e fitossanitária.

Ele destacou, ainda, o Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar (Coopera Paraná), que prevê ações integradas entre o setor público e privado, com vistas a incentivar a organização formal dos agricultores familiares, com capacitação, orientação técnica e investimentos socioprodutivos, fortalecendo as ações de aumento da competitividade e da renda, e reduzindo desigualdades do mercado e distanciamento tecnológico.

Ao lado desses programas, o secretário citou também o Banco do Agricultor Paranaense, que funciona como um programa de crédito exclusivo com juros subsidiados pelo Governo do Estado. A proposta é alavancar investimentos por meio da equalização da taxa de juros em diversas atividades agropecuárias, entre elas a fruticultura. “Enxergamos ampla possibilidade de fortalecer essa cadeia produtiva”, acentuou o secretário. “Vamos aproveitar o tempo para aprender, para construir estratégias, para construir alianças, para a gente evoluir”.

MAQUINÁRIO – Também na Lapa, Ortigara entregou ao prefeito Diego Ribas um caminhão, uma patrola e um rolo compressor, que tiveram custo total de R$ 1,7 milhão. Parte dos recursos é de emendas parlamentares federais e cerca de R$ 1 milhão do Estado. De acordo com o prefeito, o município tem aproximadamente 4 mil quilômetros de estradas rurais, onde o maquinário será mais empregado. “São equipamentos que vão ajudar diretamente os produtores rurais”, afirmou.

PRESENÇAS – Estiveram no Seminário de Fruticultura, entre outros, o secretário de Agricultura da Lapa, André Querubinni; o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; o presidente da Ceasa, Éder Bublitz; o diretor técnico da Seab, Benno Henrique Weigert Doetzer; o diretor de Extensão Rural do IDR-Paraná, Diniz Dias Doliveira; o chefe do Núcleo Regional da Seab, João Carlos de Almeida; o gerente regional do IDR-Paraná, Orival Stolf; e o coordenador do Programa Revitis, Ronei Andretta.

Foto: SEAB-Paraná