Voluntariado, parceria e energia foram ingredientes utilizados no encerramento da Semana Mundial de Alimentação na Ceasa de Londrina, no último dia 22. O Banco de Alimentos daquela unidade reuniu, preparou e doou mais de 1.500 pratos de sopas de legumes, carnes e frangos e cerca de 2.000 copos de sucos de beterraba com limão e laranja com cenoura para marcar o encerramento da Semana Mundial de Alimentação e agradecer o esforço de atacadistas e produtores que mantêm as doações destinadas às 76 entidades sociais cadastradas no programa, na região. O apoio para o desenvolvimento dos trabalhos contou ainda com a Pastoral da Criança, agentes do mercado, as associações de produtores e atacadistas, empresários da região no fornecimento de carnes, carregadores, veículos e pessoas unidas num grande mutirão de solidariedade.
Segundo Ismael Fonseca, gerente da unidade, cerca de 20 mil pessoas são beneficiadas com o simples recolhimento do excedente diário da comercialização. “Mensalmente são recolhidos, em média, 60 toneladas de produtos fora do padrão comercial que seriam descartados em aterros”, destaca Fonseca.
Fátima Fernandes de Souza, coordenadora do programa, informa que o repasse dos produtos do Banco de Alimentos às instituições é acompanhado por equipe técnica graças ao convênio mantido com a Universidade Sem Fronteiras, que presta inclusive orientação quanto ao aproveitamento integral dos alimentos.