Treinamento na Ceasa Londrina para conscientização de Operadores de Empilhadeiras 03/11/2025 - 08:16
Na última semana, em parceria com o SESTSENAT - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, a Ceasa Londrina promoveu treinamento com os operadores de empilhadeiras das empresas atacadistas da Central de Abastecimento. O objetivo foi conscientizar os operadores sobre a importância de seguir rigorosamente as normas de segurança e praticar uma condução responsável, visando a prevenção de acidentes.
Participaram do treinamento 78 operadores de empilhadeira, distribuídos em 32 empresas permissionárias. A palestra foi conduzida por Roberto de Oliveira, Coordenador de Desenvolvimento Profissional do SESTSENAT. Foram abordados temas sobre a responsabilidade que o operador deve ter quando está dirigindo o equipamento e a obrigatoriedade de possuir a habilitação e renová-la a cada dois anos.
A conscientização sobre o bom uso desta máquina se faz essencial devido ao ambiente dinâmico da Ceasa. Com cerca de 60 empilhadeiras e um alto fluxo de pedestres, veículos e movimentadores de mercadorias, o que torna a unidade um local de risco potencial em dias de comércio. Estima-se que em dias de mercado circulam na Ceasa de Londrina aproximadamente 3.500 pessoas, incluindo produtores rurais, atacadistas, compradores, movimentadores de mercadorias e colaboradores que prestam serviço à Ceasa.
Há mais de dois anos a Unidade de Londrina da Ceasa Paraná vem implementando um rigoroso plano para otimizar a segurança no uso de empilhadeiras. Foi iniciado o cadastramento obrigatório dos operadores das empresas permissionárias. Para garantir a qualificação profissional, são exigidos o certificado do curso de operador de empilhadeira, documentação pessoal e fotografia. Para organizar o fluxo e o trânsito no mercado, todas as empresas foram obrigadas a identificar e numerar suas empilhadeiras com adesivos. Além disso, é fiscalizada a manutenção das condições ideais de sinalização de segurança dos equipamentos.
A Gerência de Mercado realiza reuniões frequentes com os permissionários da unidade, cujo o objetivo é discutir e encontrar em conjunto, as melhores soluções para o fluxo seguro das empilhadeiras na unidade.












