Tres Produtos Puxam Média Semanal de Preços 10/11/2009 - 08:04

A média ponderada dos preços dos trinta hortigranjeiros de maior peso na comercialização de produtores e atacadistas da Ceasa de Curitiba subiu nesta semana 9,07 por cento, puxada principalmente por três produtos: chuchu extra 2A, em alta de 116,67 por cento, limão tahiti médio com 83,33 e beterraba extra 2A, com 64,71 por cento. A retração nas quantidades ofertadas de chuchu e beterraba é resultado do excesso de chuvas do mês passado, seguida por intenso calor dos últimos dias, o que atrapalhou o plantio de novas safras e tratos culturais nas lavouras que já estavam produzindo. Atacadistas estão reforçando a oferta local trazendo beterraba de regiões produtoras paulistas e chuchu do Espírito Santo para complementar os volumes normalmente ofertados. O limão, em entressafra no Paraná, também está sendo transferido de São Paulo, maior produtor nacional. Aliado aos custos de transporte, a procura pelo produto em razão da onda de calor também pode ter influenciado o preço final para o consumidor.

Entre as frutas, o maior elevação de cotação foi registrada pelo mamão comum, em 44,90 por cento. A totalidade do volume de mamão ofertado na Capital vem de várias regiões produtoras do País. O mercado registrou ainda alta 10 por cento para a melancia redonda e de 6,67 por cento na laranja pera grande. Todas as demais frutas estão com cotações idênticas às da semana anterior.

A caixa da alface crespa grande teve a maior queda de preço, em 25 por cento. A couve flor grande está 23,08 por cento mais acessível, e a abobrinha verde extra 2A 11,11 por cento.