Volume de Oferta Caiu Devido ao Feriado 14/04/2009 - 08:20


A Divisão Técnica da Ceasa do Paraná atualizou para trinta a análise dos hortigranjeiros de maior peso na comercialização diária da Central de Abastecimento de Curitiba, incluindo a berinjela e a batata salsa  . Segundo o engenheiro agrônomo da Ditec  Nilo Ribas, o grande consumo de berinjela e batata salsa na capital justificou a inclusão na análise. Cerca de 70 hortigranjeiros, mais suas subdivisões em variedades e tipos são cotados diariamente junto ao mercado do produtor e comerciantes da unidade.


Dos trinta produtos analisados, nove estão com preços idênticos à semana anterior, onze em alta e dez com reduções nas cotações. Entre as elevações destaca-se o pimentão verde extra AA (+ 50 %) e o pepino salada aodai extra AA (+ 20 %) . Apesar de significativas em termos percentuais, essas elevações refletem um baixo volume de oferta ocasional. Produtores da região metropolitana informaram que houve uma redução da colheita em função dos feriados da semana santa, mas já retomaram o ritmo normal.
A orientação é de restrição ao consumo desses produtos na semana, substituindo-os por outras hortaliças mais acessíveis. Como exemplo, são boas as cotações da abobrinha verde extra AA, batata doce comum branca, vagem macarrão extra AA, beterraba AA e cenoura nantes AA.


Entre as frutas, apenas a banana caturra primeira aparece em alta. O consumidor pode escolher entre o abacate quintal, abacaxi havaí grande, laranja pera grande, maçã nacional vermelha gala, mamão comum (formosa), manga tomy, melancia redonda, melão amarelo grande, tangerina ponkan e uva niágara rosada, pois os preços estão estáveis ou em baixa.