1º Encontro da cultura da amora preta 19/12/2023 - 14:59

No último dia 15, aconteceu o 1º Encontro da Cultura da amora preta em Paulo Frontin, organizado pelo IDR Paraná através do extensionista local com, Rogério da Silva Almeida e a prefeitura municipal. O evento contou com palestras técnicas sobre: comercialização, realizada pelo diretor técnico da Ceasa Paraná, Antônio Leonardecz, cenários da Amora Preta, Mirtilo, Framboesa com o Paulo Fernando de Souza Andrade da Seab/Deral e Sistema de Produção da Amora Preta com Clovis Roberto Hoffman, gerente de pesquisa do IDR Paraná.

Além das palestras técnicas, foram realizadas atividades técnicas visitando as seguintes propriedades: Fabio Evangelista cultura do Mirtilo, Gerson Iakemiu cultura da Amora e Eugênio Hrenichen cultura da Amora e Framboesa.

A fruta é cultivada com valor comercial em 54 municípios paranaenses, destacando-se a produtividade de Paula Freitas, no Sul do Estado, que em 2022 cobriu 5 hectares de terras com a rosácea e colheu 65 toneladas. O VBP municipal referente à amora foi de R$ 640.250,00.

Em Paulo Frontin, a produtividade foi um pouco menor, somando 40 toneladas em cinco hectares em 2022. Mas, vislumbramos um bom futuro para a cultura. Tanto que estamos promovendo desde ontem até domingo a 1ª·Festa da Amora Preta, mas queremos destacar que temos o mirtilo e framboesa em nosso município de Paulo Frontin.

Em Paulo Frontin, nesta safra 2022/2023 a cultura da Amora Preta tem uma área plantada, hoje com o total de aproximadamente 42 mil plantas por 37 Agricultores.

O IDR-Paraná de Paulo Frontin atua no Projeto Estadual de Fruticultura e no Projeto Municipal de Fomento a Fruticultura de Clima Temperado, Lei do Poder Executivo aprovado neste ano de 2023 pela Câmara Municipal de Vereadores, visando à geração de renda, a produção sustentável e a oferta de alimentos seguros, preservando os recursos naturais e a qualidade produtiva dos solos.

Entre as principais estratégias de trabalho estão a Assistência Técnica e Extensão Rural aos Fruticultores do município no manejo de solos, doenças, pragas e plantas daninhas, a melhoria da gestão financeira e a tomada de decisões da propriedade.

O diretor técnico da Ceasa Paraná citou em sua palestra que o cultivo das frutas vermelhas, são um excelente negócio desde que os agricultores estejam organizados para fortalecerem o mercado, conheçam todas tecnologias disponíveis para uma produção sustentável, sendo profissionais na atividade, que se mostra, como uma grande oportunidade de renda e de novos negócios.

Foto: Divulgação Ceasa Paraná / Rogério Andrade - IDR Paraná